quinta-feira, 14 de abril de 2011

Curso de Agronomia de Laranjeiras do Sul viaja para realizar aulas práticas

Por Janne Karlla Torres Silva (Agronomia/Laranjeiras do Sul)
Alunos da 3ª fase de Agronomia na CODAPAR
Nos dias 8 e 9 de abril, a turma da 3º fase de Agronomia de Laranjeiras do Sul foi a Palmas-PR, Caçador-SC e Fraiburgo-SC, com professor o da disciplina de Agroclimatologia, Josuel A. Vilela, para realizar aulas práticas.

A primeira parada foi na cidade de Palmas, onde visitaram a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). A CODAPAR é uma empresa de armazenamento de maças e de batatas para sementes. Nela, a turma aprendeu sobre o sistema de resfriamento de câmaras frias a base de amônia, sobre a classificação das maças semiautomatizadas, onde a separação por categorias é toda manual, e também sobre as câmaras de resfriamento com atmosfera normal.

No IAPAR, aprenderam como cultivar a maça EVA, uma maçã que tem preferência por climas tropicais, visitaram uma estação meteorológica, analógica, e fizeram uma breve parada na usina eólica.O destino final do dia foi em Fraiburgo, onde passaram a noite em uma escola técnica do MST, no assentamento El Dorado dos Carajás.

Na manhã do dia seguinte, visitaram a POMIFRAI, terceira maior indústria de maças do país. Lá, conheceram câmaras frias de atmosfera controlada que reduzem o nível de oxigênio do ar para no máximo 2% (na atmosfera normal esse percentual é de 21%), tecnologia que maximizou o processo produtivo e o processo de logística da indústria.

Além de conhecerem novos lugares e pessoas, a viagem serviu principalmente para os estudantes aprenderem na prática o que estudam em sala de aula. A interação entre os acadêmicos também marcou a viagem.


4 comentários:

  1. Muito importante viagens técnicas. Bem legal o roteiro.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom. Além da descontração, colocamos na bagagem um bom aprendizado.

    ResponderExcluir
  3. amo trabalhar aqui
    brgjhkthkrojeokyjgorr

    ResponderExcluir
  4. shuashauhsuahsuhs pomifrai e a empresa mais boa de se trabalhar, alem de ter um bom emprego. amoamoamoma

    ResponderExcluir