terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto de Educação Tutorial (PET) no Campus Cerro Largo

Por Raul Franzmann (Agronomia/Cerro Largo)

O campus Cerro Largo, assim como os outros campi da UFFS, foi contemplado no Programa de Educação Tutorial (PET). Esse programa, formado por grupos tutoriais de aprendizagem, integra atividades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

Após abertura de um edital nacional para constituição de novos grupos PET e a chamada interna da UFFS para formulação de propostas, um grupo de professores do Campus Cerro Largo, coordenado pelo Prof. Roque Güllich, constituiu uma proposta de educação tutorial para o curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química, que conta, atualmente, com 150 alunos. A proposta do Campus Cerro Largo busca integrar as áreas das Ciências, com especial referência ao meio ambiente e à formação de professores, temas do PETCiências.

Segundo o professor Roque, os PETianos – os alunos que se envolverão no projeto - vão desenvolver atividades como pesquisa, integração do curso com a UFFS e ainda produção de material didático. A comunidade local poderá interagir com o programa por meio de atividades de pesquisa, cursos de formação e extensão e ainda por meio da participação em eventos e atividades de avaliação e divulgação. Todas essas atividades farão com que a comunidade fique mais próxima da universidade.

No campus Cerro Largo, o processo de seleção dos bolsistas e voluntários se deu em três etapas. Inicialmente, abriu-se o processo de inscrições, quando os interessados deveriam entregar uma carta de intenções. Em seguida, a banca responsável fez uma análise do histórico dos alunos, da carta de intenções e da sua participação em atividades de pesquisa e extensão. Na última etapa, os alunos foram entrevistados com o objetivo de destacar quatro bolsistas e dois voluntários. O número de participantes, nos próximos anos, atingirá doze bolsistas e seis voluntários.

A seleção contou com a participação de 11 alunos do Curso de Ciências e foi uma experiência significativa para formação dos licenciandos e também para a prática dos professores da banca. Participaram da seleção, além do Prof. Roque, os professores Edemar Rotta (tutor do programa) Erica Hermel (vice-coordenadora da proposta) Luís Gastaldo (coordenador do curso de Ciências) e Daniela Oliveira (professora do Curso). Tornaram-se bolsistas do PETCiências os alunos: Tamini, Alex, Carine e Kelly.

Segundo o Prof. Roque, O PET representa uma conquista importantíssima para o campus e para toda a universidade. Ele ressaltou que este foi o primeiro projeto do campus Cerro Largo a ser aprovado em âmbito nacional, em livre concorrência com todas as universidades do país.



                                               Processo de Seleçao dos alunos do programa

Nenhum comentário:

Postar um comentário