terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Arte de Calcular

Por Juliete Ilha (Letras /Chapecó)

A matemática no curso de Letras. Será que ela é importante? No que a matemática nos ajuda?

Já se chegou à conclusão que aqueles que possuem facilidade e gosto por calcular são dotados de inteligência, capazes de compreender e interpretar com mais facilidade todas as áreas. Portanto, no caso do curso de Letras a matemática nos ajuda a ter maior facilidade de entender, interpretar e analisar a nossa língua e em nosso caso peculiar, a língua espanhola.

Conversando com alguns estudantes do curso de Letras-Português e Espanhol apareceram opiniões contraditórias quanto ao estudo da matemática no mesmo. Para a estudante Silvia Berti, a matemática não é de tanta necessidade, ela afirma que não vê onde está a importância do ensino da matemática no curso de Letras, pelo fato da matemática estar em total contraste. De uma forma geral ela acredita que a matemática é sim fundamental, mas não para o curso de Letras, o qual faz parte da área de humanas e não de exatas. A estudante termina afirmando que quando escolhemos cursar Letras é por algum motivo que não gostamos da matemática.

Por outro lado, a estudante Alessandra Scalvi acredita que a matemática estimula o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a interpretação de textos, de forma que quanto mais temos contato com seu estudo, mais desenvolvemos essas habilidades.

Segundo Eduardo Estrada, professor do curso de licenciatura em português e espanhol noturno da UFFS, é importante compreender que a estrutura da matemática, a saber, definições, axiomas, teoremas e demonstrações, coincide com a estrutura argumentativa da fala, identificando-se com as estruturas de pensamento do ser humano. As próprias gramáticas possuem uma estrutura evidentemente lógica e bem estruturada, identificando-se com o pensamento matemático. Também a matemática é uma estrutura viva, assim como as línguas (à exceção daquelas que se dizem “mortas”, como o latim e o grego), ou seja, a matemática, embora considerada ciência exata, não é algo pronto, estático. Ao contrário, assim como as línguas, encontra-se em constante transformação. Por isso, a matemática, assim como em outras áreas de atuação profissional, desempenha papel fundamental à medida que estimula e aprimora o raciocínio abstrato e preenche o arcabouço teórico que possibilita um melhor e mais perfeito exercício da cidadania.

Portanto a matemática é uma incógnita, para os que simpatizam com ela é de extrema importância, mas para outros não é uma ciência necessária. De um modo geral ela é importante, independente de sua área de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário