sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto Comunica faz parceria com Jornal Local

Pela Equipe Comunica – Laranjeiras do Sul

Em Laranjeiras do Sul, o projeto Comunica: Laboratório de produção textual, que objetiva oferecer a estudantes de graduação da UFFS a oportunidade de desenvolverem as suas habilidades e competências de produção textual, com postagens semanais em um blog institucional, ganhou mais um parceiro: o Jornal Correio do Povo do Paraná.

A iniciativa é da professora Marcela Langa, orientadora do projeto no campus, que além de orientar 3 alunos diretamente envolvidos no projeto, envolveu uma turma inteira de graduação, a de Licenciatura em Educação no Campo, período noturno, na produção de textos. A proposta foi de que todos os alunos da turma produzissem textos com temas socialmente relevantes para a comunidade de Laranjeiras do Sul, algo um pouco diferente dos textos do Comunica que priorizam informações relevantes à comunidade acadêmica da UFFS.

Utilizando mesma metodologia do Comunica para as produções com a turma, a professora apresentou a proposta aos alunos e, em seguida, entrou em contato com o jornal local Correio do Povo do Paraná, com a solicitação de que os textos da turma fossem publicados. Segundo a professora, essa iniciativa é importante para que os alunos vejam a leitura e a escrita como atividades essencialmente humanas, necessárias a diversas finalidades de nosso cotodiana, e não apenas como “atividades escolares”. Outro motivo que a professora destacou para desenvolver a parceria com o jornal foi a necessidade de os estudantes se envolverem com sua comunidade, participando efetivamente de questões pertinentes a ela.

O jornal não só aceitou a proposta de publicar os textos dos alunos, como também destacou que a iniciativa pode funcionar como incentivo para que toda população laranjeirense se encoraje e escreva também para o Jornal, numa ação mais participativa.

Como uma das ações para que os alunos produzissem textos de relevância social e com qualidade textual, a professora convidou as jornalistas Marilete Eleutério e Joice Fabrício, essa última também diretora do jornal, para um “bate-papo” com a turma sobre procedimentos para a produção. As jornalistas sistematizaram todas as ações relevantes para a produção não só de textos jornalísticos, mas também para toda a confecção do jornal, demonstrando aos alunos de onde surgem os temas, como buscar a veracidade das informações, a importância da organização do texto, etc.

Os alunos, entusiasmados com a tarefa e orgulhosos por terem um espaço no jornal destinado a eles, garimparam a cidade em busca dos mais diversos temas, noticiando desde a implantação da própria Universidade na cidade, tirando dúvidas sobre um polêmico curso no campus, intitulado “Licenciatura em Educação no campo”, abordando questões de saúde, como “O benefício da fisioterapia no tratamento da má postura”, até informações sobre Show gratuito com a dupla Guilherme e Santiago, no município, em comemoração dos 64 anos de emancipação de Laranjeiras do Sul. Para a produção, alguns alunos entrevistaram autoridades, médicos, comerciante e professores da cidade, provando que práticas da universidade não estão longe das práticas da sociedade.

Os textos da turma serão, além de publicados pelo jornal, postados no blog do Projeto Comunica, para que a Comunidade Acadêmica também da UFFS também leia as produções.

Abaixo, confira alguns textos produzidos pela turma:

Show gratuito com a dupla Guilherme e Santiago em Laranjeiras do Sul

Por Fernando Hornick (graduando em Licenciatura em Educação do Campo - UFFS)

Nesta quinta-feira, o prefeito Berto Silva anunciou um mega show musical, evento em comemoração dos 64 anos de emancipação de Laranjeiras do Sul.

Uma das duplas mais badaladas do momento vai se apresentar no estadio Primeiro de Maio, dia 28/11, com entrada franca. A dupla de renome no gênero sertanejo tem como um de seus sucessos a canção “E Daí?”, música sertaneja mais tocada nas rádios de todo o Brasil este ano, segundo os números apresentados pela Crowley Broadcasting, empresa que monitora as execuções de emissoras de rádio em diversas regiões do território do Brasil. Outra música do atual trabalho da dupla, um dos temas da série "Malhação", “Tá Se Achando”, também foi a sertaneja mais tocada em setembro. Portanto Laranjeiras está com tudo!

Além do show, programa imperdível nos 64 anos de Laranjeiras do Sul, a comemoração prevê festival e desfile cívico.

Dupla sertaneja Guilherme e Santiago

Graduação privilegia interesses locais e valorização dos povos do campo
 
Por Juli Ani Freitas e Cleusani Glowacki (Graduandas em Licenciatura em Educação do Campo - UFFS)

Educação do Campo é uma política reivindicada pelos movimentos sociais que reuniram-se para que as políticas educacionais não fossem apenas voltadas para as grandes cidades, mas também que atendessem às necessidades dos povos do campo.

Assim, na educação do campo a linha de trabalho tem como modelo a agricultura familiar e sustentável, os pequenos agricultores, a agroecologia, os problemas ambientais e a reforma agrária.

De acordo com o coordenador de Educação do Campo do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul (NRE), Rodrigo Pereira, o que caracteriza uma escola do campo é, além de sua localização, o local onde residem os alunos: “A escola pode estar localizada na cidade, mas atender alunos residentes no campo, e por esta razão ser considerada uma escola do campo”, enfatiza Pereira, ressaltando que a metodologia de ensino de uma escola situada na cidade e outra no campo pode ser a mesma. Porém, o coordenador ressalva que na Educação do Campo o educador deve proporcionar ao estudante, através dos conteúdos pedagógicos, a percepção das diferenças entre campo e cidade, exemplificando o conhecimento científico com a realidade e despertando criticidade quanto ao meio social em que vive.

A Universidade Federal da Fronteira Sul, no campus Laranjeiras do Sul, oferta o curso de Licenciatura em Educação do Campo, tendo 55 alunos. Trata-se de um curso novo, que forma por áreas de conhecimento, ou seja, o estudante deste curso sai Licenciado nas seguintes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Naturais e Matemática.

Um dos objetivos fundamentais do curso é de formar professores para as escolas do campo, valorizando o espaço rural como produtor de vida, cultura, riqueza e conhecimentos, desenvolvendo formas de educação e ensino adequadas à realidade rural.

A formação por áreas do conhecimento pretende aproximar a escola e o conhecimento da realidade, possibilitando a leitura crítica e interdisciplinar do mundo, além de ser uma tentativa de superar a fragmentação do saber e sua extremada abstração. Segundo o coordenador deste curso da UFFS, aqui em Laranjeiras do Sul, Joaquim Gonçalves da Costa, “o curso busca articular os conhecimentos que estão fragmentados por área. Com isso, o licenciado em Educação do Campo, por conhecer diferentes áreas, poderá articular/interagir de melhor forma com os saberes construídos no processo educativo”.

No Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, que abrange 10 municípios, das 63 escolas, 28 estão localizadas no campo. E, no entanto, a escassez de professores para atender a essa demanda configura-se como um dos principais problemas da região, o que torna esse curso atrativo aos estudantes, garantindo emprego aos atuais universitários.

Vale enfatizar que o curso não é específico para atuação em escolas do campo, sendo possível ao profissional atuar em todas as escolas, tendo em vista que a grade curricular e a metodologia do curso são semelhantes as dos demais. Podemos resumir a questão com o esclarecimento de que a novidade deste curso é o aperfeiçoamento nos estudos sobre a valorização dos povos do campo, um algo a mais na formação desses profissionais.

Confira, abaixo, a primeira turma de Licenciatura em Educação no Campo, do período noturno, neste primeiro ano da UFFS.


Turma de Lic. em Ed. do Campo – noturno

Resultado da vontade popular: UFFS
 
Por Neri Lirio (Graduando em Licenciatura em Educação do Campo)

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi implantada nesta cidade, que integra a microrregião chamada Cantuquiriguaçu, tendo como principal justificativa o baixo índice de desenvolvimento humano da região, argumento que parece ter sensibilizado toda uma equipe de estudos para a viabilização do projeto. Mas devemos ter em mente que este é apenas um dos motivos relevantes, mas não o único.

Ressaltamos a participação de diversas pessoas e entidades de classe que se envolveram direta ou indiretamente na luta pela conquista desta importante Instituição de Ensino Superior. Queremos mencionar o persistente trabalho de diversas lideranças comunitárias, professores, empresários, políticos, autoridades civis e religiosas, cujo trabalho pode até não ter sido visto ou lembrado publicamente, mas que deixa, porém, o sentimento de dever cumprido. Por isso, um fato que não podemos esquecer nesta vitória foi a participação popular: muitos nomes jamais serão conhecidos, mas optaram por comparecer a reuniões, palestras, manifestações públicas, e porque, então, não dar créditos à torcida e à fé do povo desta terra?

Pode ser que ainda não se tenha percebido o real valor de uma Universidade Federal em nossa cidade, mas é certo que desde o mais jovem até o mais idoso habitante desta região usufruirá os benefícios desta conquista, pois ainda que tenha sido obtida por conta do baixo índice de desenvolvimento humano, inferior à grande parte do país, também se deve à luta de inúmeras pessoas desta sociedade, que pra sempre merecerão os créditos desta vitória.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário