segunda-feira, 8 de novembro de 2010

UFFS participa do EAIC

Por Silvana Castilho (Engenharia de Alimentos /Laranjeiras do Sul)

Nos dias 29 e 30 de Outubro, estudantes de diversos cursos do campus Laranjeiras do Sul participaram do XIX Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), em Guarapuava – PR. Esse evento, que teve sua primeira versão em 1991, em Maringá, com 274 participantes, reuniu este ano cerca de 3000 pesquisadores com apresentação de trabalhos. O evento, de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, com ênfase em ciência, em desenvolvimento, em tecnologia e inovação e na formação de estudantes pesquisadores, consolidou, ao longo de 19 anos, jornadas de disseminação de pesquisa e transformou-se num evento de grande porte, hoje comparável a congressos profissionais de diversas áreas.

Para os organizadores, esse crescimento foi possível principalmente devido ao forte compromisso e ação conjunta entre as universidades estaduais que o promovem: UEM, UEL e UEPG (fundadoras), UNIOESTE (que ingressou no programa em 1995), a UNICENTRO (com ingresso em 2002), e a UENP (com ingresso em 2009). Outro fator relevante para o sucesso do evento é a participação de Bolsistas de Produtividade do CNPq e Fundação Araucária. Os bolsistas de produtividade ligados ao CNPq no Estado do Paraná são 678, sendo que desse total 41% (278 bolsistas) estão nas IES participantes do evento. De maneira geral, grande parte dos jovens pesquisadores de iniciação é orientada por esses pesquisadores e, consequentemente, os trabalhos apresentados no evento são relacionados aos projetos de pesquisa desenvolvidos por bolsistas ou voluntários.

Alunos de todos os cursos de Laranjeiras estiveram no evento, principalmente os alunos bolsistas e voluntários que participam de projetos de Iniciação Acadêmica. O incentivo partiu de professores, que desde o início do semestre se articularam para que os alunos pudessem comparecer ao encontro: “É uma ótima oportunidade para que nossos alunos experienciem práticas do universo acadêmico e, observando outros estudantes, apreendem a postura e o discurso acadêmicos, além de conhecerem diversas pesquisas em andamento”, acredita a professora Aline Peixoto Gravina, doutoranda em Linguística, que acompanhou os alunos no evento, juntamente com os professores, Álvaro de Oliveira Borges Filho, Joaquim Gonçalves da Costa, Marcela Langa Lacerda Bragança e Thiago Bergler Bitencourt.

Acredita-se que eventos como esse contribuem com o desenvolvimento científico e tecnológico do País, disponibilizando para a sociedade os resultados de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Além disso, o evento vinculado ao Programa de Iniciação (PROIC) das IES do Estado do Paraná, tem papel importante, também, na preparação dos jovens pesquisadores para a pós-graduação. Dados levantados pelas IES paranaenses indicam que os alunos participantes do PROIC ingressam e concluem mais rapidamente seus cursos de Mestrado e Doutorado do que os alunos que não passaram pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário