sábado, 13 de novembro de 2010

Realeza apresenta a ExpoReal 2010

Por Ângela Roman (Medicina Veterinária/Realeza)

Do dia 12 ao dia 15 de novembro, não só a comunidade de Realeza e região como, também, os acadêmicos e servidores da UFFS, estarão tendo a oportunidade de participar da ExpoReal. Trata-se de uma exposição comercial, industrial, agropecuária e gastronômica que ocorre anualmente na cidade e acontecerá no centro de eventos municipal.

O campus da universidade em Realeza está presente na comemoração com um estande onde será apresentada toda a trajetória da UFFS na região. Serão divulgadas informações sobre os primeiros passos para a construção da instituição, a organização, os serviços que estão em desenvolvimento, bem como propostas para o seu futuro, o direcionamento de políticas e ações.

Em conversa do Comunica com o Prof. Dr. Alfredo Braida, diretor do campus da UFFS em Realeza, destacou-se o fato de que a ExpoReal é um momento especial para apresentar a Universidade à comunidade da região. Outro ponto importante relevado é a interação que a Universidade terá nesse período com outras instituições e com os visitantes, havendo a divulgação da Universidade, pois futuros acadêmicos poderão visitar o evento.

Nos três dias da exposição, o estande da UFFS contará com material de divulgação, informações sobre os cursos oferecidos e os trabalhos de extensão desenvolvidos pelos bolsistas desse semestre. Nos horários de visitação, haverá sempre a monitoria de professores e de técnicos para que qualquer dúvida possa ser esclarecida.

A Universidade também disponibilizará computadores para o uso dos visitantes. Dessa forma, eles poderão acessar o site da instituição e verificar os trabalhos expostos em páginas associadas a ela, como a do Projeto Comunica. Também merece destaque a divulgação do processo seletivo do ano 2011, para que os interessados possam sanar suas dúvidas durante o evento.

Além desse veículo de informação, o Comunica exporá um mural de divulgação das matérias e entrevistas desenvolvidas pelos comunicantes. Os textos escolhidos ficarão a critério dos próprios produtores, sendo selecionados aqueles de maior interesse regional.

Como divulgado em matérias anteriores, a UFFS contribuirá com a composição da Trilha Ecológica, na qual o grupo de teatro da UFFS provocará nos visitantes questionamentos em relação à problemática ambiental através de elementos artísticos. Fatores como o desenvolvimento acelerado e as conseqüências do modelo de produção baseado no capitalismo serão questionados. Com isso, pretende-se que os visitantes entendam a importância da harmonia entre o ser humano e a natureza.

Para Flávia Rommel, acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências e participante das oficinas de teatro da UFFS, “a construção da trilha tem incentivado os integrantes do projeto teatral da universidade no processo de sua construção, em que nós mesmos seremos os monitores. Assim, contribuiremos, também, com o funcionamento da ExpoReal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário