terça-feira, 2 de novembro de 2010

Projeto de Iniciação Acadêmica faz estudo de enzimas usadas em diagnósticos de Medicina Veterinária

Por Leandro Hillesheim (Medicina Veterinária/Realeza)

Como já discutido em postagens anteriores, neste segundo semestre a UFFS possui em andamento diversos projetos de Iniciação Acadêmica com o intuito de disponibilizar ajuda financeira e contribuição profissional aos seus acadêmicos com maior vulnerabilidade. Dentre estes, está o projeto intitulado “Estudo das principais enzimas usadas como auxílio ao diagnóstico de enfermidades em Medicina Veterinária”.

O projeto está sob coordenação da professora Dra Carina Franciscatto e tem como bolsistas os alunos de medicina veterinária Maurício Iakmiu, Jeferson Moura e Fábio Bernardo. Seu objetivo central, além da ajuda financeira, é aprimorar o conhecimento científico do acadêmico do curso de Medicina Veterinária com relação às enzimas utilizadas como auxílio ao diagnóstico das enfermidades dos animais domésticos, visto que o assunto tem grande importância nas disciplinas que ainda estão por vir.

As atividades desenvolvidas consistem em pesquisas bibliográficas, tanto leitura de livros disponíveis na biblioteca, como estudo de artigos científicos encontrados na internet, grupo de estudo, apresentação de seminários e estudo e discussão de casos clínicos. Estas atividades objetivam estudar o mecanismo de ação, função e localização tecidual e celular das enzimas. Segundo Carina este projeto proporciona melhor formação na questão de interpretação de exames, preparo para as disciplinas de diagnóstico laboratorial e clínica.

Em entrevista ao Comunica, o aluno bolsista Fábio Bernardo salienta a importância do projeto. Segundo ele, a bolsa tem grande contribuição na ajuda financeira, mas, principalmente, por ser diretamente relacionada ao curso, está trazendo bons resultados. Para o bolsista, o melhor resultado do projeto será visto quando do estudo de disciplinas específicas e na realização de pesquisas.

Ao final do projeto, a expectativa é que o acadêmico tenha adquirido conhecimento científico suficiente sobre o assunto, para que possa realizar a interpretação de exames laboratoriais.

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