terça-feira, 30 de novembro de 2010

1º de dezembro, um dia que precisa ser lembrado sempre

A AIDS é uma doença responsável por infectar milhares de pessoas todos os dias

Símbolo da campanha existe desde 1991.

Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

O dia 1º de dezembro foi consolidado, em outubro de 1987, como o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída pela Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Tal fato serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus HIV/aids, bem como para despertar a consciência em relação à necessidade da prevenção. No Brasil, passou-se a comemorar esta data em 1988, por decisão do Ministério da Saúde.

A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando aspectos que estejam relacionados com a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Já foram discutidas questões sobre a infecção de mulheres e crianças, sobre a convivência da família com o portador da síndrome e também sobre a importância da união de forças, ou seja, do envolvimento de toda a sociedade em prol da luta contra a propagação do vírus.

O símbolo de solidariedade e comprometimento, que representa a campanha de luta contra a AIDS, existe desde 1991 e foi criado por um grupo de profissionais de arte, de Nova Iorque, componentes da organização Visual Aids. A criação deste símbolo procurava homenagear os amigos que haviam morrido ou estavam morrendo em decorência desta doença. O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

Mobilização contra aids em Realeza

Por conta da importância da data, o Comunica conversou com a enfermeira Talita Tremea, que nos falou sobre o que irá acontecer em Realeza. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Pastoral da Aids, fará uma mobilização na próxima quarta-feira, dia 01 de dezembro de 2010, no centro do munícipio, próximo à rotatória central. Nesse local, será feita a entrega de panfletos, com as orientações necessárias para os cuidados com a Aids, e entrega de camisinhas.

Além disso, segundo a enfermeira Talita, serão disponibilizados à população testes rápidos, para detecção do vírus, no posto de saúde do município. Esses testes são realizados por meio da coleta de sangue, retirado da polpa digital (ponta do dedo), ficam prontos em 15 minutos e apresentam 100% de certeza, conforme afirmou a enfermeira. Os horários para tal procedimento são os seguintes: das 8:30 às 11:30, das 13:30 às 17:00 e, por fim, das 19:00 às 21:00.

Para a enfermeira, essa data deve ser lembrada, pelo fato de "que tem-se dados que a Aids está diminuindo, e é preciso fazer essa mobilização, para que os jovens, principalmente, se conscientizem”.

Como se sabe, a Aids é uma doença muito perigosa e deve-se tomar todo o cuidado com ela. Há atualmente, com certa frequência, várias campanhas de conscientização que são realizadas em todo o país e que visam reduzir ao máximo possível o número de pessoas infectadas. A mobilização que ocorrerá aqui em Realeza é um desses exemplos e deve ganhar apoio da comunidade, para que todos os esforços feitos possam valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário