Professores expõem problemas e propõem soluções
Por Atelli da Rocha (Letras/Chapecó)
Durante os dias 25 e 26 de novembro, foi realizada, no auditório do colégio Bom Pastor, a Primeira Jornada Pedagógica da Universidade Federal da Fronteira Sul, que teve por objetivo promover a integração entre estudantes dos cursos de Licenciatura e professores em exercício e discutir os novos rumos da educação no país.
No primeiro dia do evento, as professoras Zenilde Durli e Letícia Ribeiro Lyra apresentaram seus projetos de pesquisa e refletiram sobre políticas educacionais e metodologias de ensino nas escolas brasileiras. Tanto Zenilde quanto Letícia, fizeram fortes críticas à estrutura em torno da qual uma escola se fundamenta. Zenilde criticou o modo como a escola ensina seus alunos e como elabora o currículo escolar e Letícia fez critica ao modo como a escola socialmente se organiza e como reproduz as queixas escolares.
Na terça-feira pela manhã, foi a vez do professor Attico Chassot, em sua palestra “Perspectivas da Docência na Atualidade”, deixar claro o seu posicionamento quanto à forma tradicional de ensino. Para Chassot, a principal tarefa do educador hoje é ensinar o aluno a ler e a interpretar a linguagem da ciência, a que está escrita no mundo natural, e tentar torná-lo um 'especialista' em generalidades. Destaca também que o papel da escola não é repassar uma enorme quantidade de conteúdos, muitos dos quais sem utilidade na vida cotidiana, e nem transformá-lo em mero repetidor das coisas que aprendeu.
Chassot disse, ainda, que um professor deve transgredir as fronteiras da disciplinaridade e atingir os limites da 'indisciplina' para, assim, instigar no aluno o desejo pelo conhecimento e a paixão pelas novas descobertas.
Na noite de encerramento do evento, ainda seis professores expuseram suas pesquisas, dentre eles, o vice-reitor da UFFS, Dr. Jaime Giollo, a professora Ma. Franciele Bete Petry, o professor Me. José Oto Konzen, a professora Dra. Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro e o professor Me. Antonio Alberto Brunetta.
Destaca-se nesta noite o trabalho da professora Adriana Sallete Lon, que discutiu estratégias pedagógicas a serem adotadas pelo professor no contexto ensino-aprendizagem. Sua pesquisa apresenta propostas concretas e coerentes para a resolução dos problemas em sala de aula. Para Adriana, o segredo não está em como falar com o aluno, mas sim, em como saber ouvir; ouvir e saber se colocar no lugar dele. Adriana ainda contou como aplicou essa teoria em sala de aula e disse que os resultados obtidos foram muito positivos.
Ao longo da Jornada Pedagógica, discutiu-se sobre educação e problemas no ensino básico no Brasil. Acredita-se que os objetivos da jornada foram alcançados, já que, com muito esforço e dedicação tanto os professores como os alunos se empenharam ao máximo para fazer desses dois dias de apresentações um espaço de aprendizagem e discussão muito produtivos.
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