sexta-feira, 26 de novembro de 2010

As Novas Tecnologias no Ensino de Física discutidas em Projeto de Iniciação Acadêmica

Os acadêmicos Dionemar, Willian e Mateus, que participam do projeto
juntamente com o Professor Clóvis Caetano.

Por Jezebel Batista Lopes (Letras/Realeza)

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza, conta com muitos projetos de iniciação acadêmica que estão sendo desenvolvidos com o grande apoio da comunidade universitária.

É de grande importância que os futuros professores tenham um conhecimento dos recursos que a computação lhes proporciona, pois, além de estar a cada dia mais presente nas escolas, ela pode auxiliar, por exemplo, os professores de física, quanto há falta de laboratórios nas escolas, já que há softwares que proporcionam recursos para a aplicação de experimentos científicos virtualmente.

O projeto de iniciação acadêmica, desenvolvido pelo Professor Dr. Clóvis Caetano com o apoio dos acadêmicos Willian Henrique Cândido Moura e Dionemar Bellendé (bolsistas) e Mateus Wilians Jandrey (voluntário), todos do curso de licenciatura em ciências, visa à discussão da relevante utilização dos recursos computacionais no ensino, com a catalogação de softwares e páginas da internet dedicadas ao ensino de física.

Esta pesquisa tem o propósito de fazer com que os futuros professores tornem as aulas mais dinâmicas e eficientes, com o auxílio dos recursos da computação, pois, os recursos eletrônicos tendem a despertar a curiosidade e a vontade do aluno em observar com atenção o que se está sendo ensinado pelo docente. Além disso, podem fazer com que os alunos desenvolvam, da melhor maneira possível, as atividades propostas, melhorando, assim, seu aprendizado.

O projeto está sendo desenvolvido em três etapas. Primeiramente o grupo fez a leitura e discussão de artigos científicos relacionados ao assunto. Agora, estão catalogando detalhadamente softwares e páginas da internet direcionadas ao ensino de física, para que, ao final do projeto, os discentes tenham um melhor aproveitamento em relação á leitura, compreensão e discussão de textos científicos, além de um primeiro contato com a pesquisa científica.

Como ressalta o professor Caetano, “além dos objetivos específicos do projeto, há também o propósito de familiarizar os alunos com a pesquisa científica, com o intuito de melhorar seu desenvolvimento acadêmico. Os alunos vêm demonstrando maturidade na participação do projeto e parecem bastante motivados com os resultados encontrados”.

O acadêmico Willian, em conversa com o Comunica, destacou alguns aspectos interessantes do projeto. “No projeto catalogamos aproximadamente 35 softwares sobre física. Esses softwares são úteis para alunos universitários como eu, ou alunos de ensino médio. Facilitam a resolução de exercícios de física, além de uma melhor compreensão da matéria abordada. Agora estamos em meio a uma pesquisa de sites sobre física, que tem o objetivo de ajudar na produção de trabalhos tanto acadêmicos quanto colegiais. Os sites são divididos de acordo com o seu nível de ensino, ou seja, se é útil para alunos de ensino fundamental, médio ou superior”.

Ainda em conversa com o Comunica, Willian fala sobre a importância do projeto: “considero esse projeto de grande importância na minha formação como um futuro professor de ciências, um futuro professor de física. Poderei utilizar estes sites ou estes softwares como estratégias para minhas aulas, pois acredito que os alunos aprendem bem mais a matéria quando se utiliza de recursos diferentes na educação. Para mim, esse projeto é uma navegação no mundo da física’’.

Como vimos, o projeto traz ao discente um contato com a pesquisa científica, para que ele consiga aperfeiçoar suas habilidades quanto à pesquisa e ao ensino, e, no futuro, consiga produzir projetos visando ao aprimoramento pessoal e profissional.

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