quinta-feira, 11 de novembro de 2010

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA MARCA DA UFFS

Por Duana Gerhardt (Administração/Chapecó)
 
Oriundos quase sempre de escolas públicas e, em muitos casos, de cidades vizinhas, os estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul precisam enfrentar uma série de desafios para se manter na universidade e concluir o curso de graduação. Para apoiá-los, existe Diretoria de Assuntos Estudantis, cuja política de Assistência Estudantil tem se tornado marca registrada da UFFS.

São ações, serviços e programas que têm por objetivo contribuir para a vida e formação dos acadêmicos da universidade. Rosiléia Lucia Nierotka, Assistente Social da UFFS, conta que a instituição dispõe da alguns auxílios para os estudantes. Dentre eles, está o Programa das Bolsas – Iniciação Acadêmica e Permanência, que tem o objetivo de contribuir para a qualidade da formação dos alunos de graduação da UFFS com foco na prevenção da evasão e da repetência escolar quando decorrentes de vulnerabilidade socioeconômica.

A Diretoria de Assuntos Estudantis, ainda oferece assistência psicológica prestada pelos profissionais de Serviço Social e Psicologia. Esse atendimento ocorre através de acolhida, escuta e encaminhamentos necessários aos estudantes. É realizado também o acompanhamento dos alunos bolsistas, quanto à frequência e atividades realizadas nos projetos. Outra assistência significativa é o atendimento das demandas dos acadêmicos em relação à moradia, (cadastros de procura e vagas disponíveis), transporte, alimentação, organização estudantil, apoio a eventos, orientações sobre carteirinha de estudante, achados e perdidos, entre outros.

Em relação aos apoios mais solicitados, Rosiléia diz: ”Percebe-se que os estudantes encontram algumas dificuldades, principalmente quando chegam à Universidade, para encontrar moradia e adaptar-se à cidade. Há ainda dificuldades financeiras para custear transporte, alimentação e demais materiais pedagógicos”.

Ela ainda comenta que a acolhida da Diretoria de Assuntos Estudantis é fundamental para a permanência dos estudantes na universidade. Segundo a Assistente Social, a evasão ocorre por vários motivos. Ela relata que: “Um deles pode ser analisado a partir das dificuldades socioeconômicas. Pois, como sabemos não basta ter uma Universidade com ensino gratuito, mas sim oferecer condições para que os estudantes permaneçam na Universidade e concluam sua graduação de forma integral”. Na maioria dos casos, são estudantes que residem na região e até em outros estados e precisam se deslocar de suas cidades ou, então, residir na cidade de seu campus. E, isso implica em muitas despesas, principalmente com moradia, alimentação, transporte.

A Assistência Estudantil é direito de todos, mas se volta principalmente para quem tem dificuldades socioeconômicas. Na UFFS, as políticas de Assistência Estudantil ainda estão em construção, e os desafios são muitos. “Já, para o próximo ano espera-se ampliar ainda mais os programas de bolsas existentes, oferecendo mais modalidades, bem como aprimorar os outros programas e serviços de atendimento e apoio ao estudante, em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES”, completa Rosiléia. Isso pretende auxiliar e melhorar ainda mais o ensino dos alunos da UFFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário