quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto de Iniciação Acadêmica: a história oral traz a comunidade para dentro da UFFS

Por Fabio José Andres Schneider  (Agronomia/Cerro Largo)

As alunas Kátia Fernanda Gauer do Curso de Letras Português e Espanhol e Sandra Maria Thiele do curso de Agronomia, juntamente com o professor Marcelo Krug estão trabalhando no projeto entitulado “Coleta de etnotextos junto com a comunidade macromissioneira”, cujo objetivo é coletar textos orais que retomem a história e os costumes das comunidade de cada bolsista. Visa-se formar uma coletânia de textos que serão transcritos, publicados e devolvidos a comunidade em forma de livro. Vale destacar que as bolsistas escolhidas para participarem do projeto são bilíngues fluentes (português-alemão), uma necessiade para o projeto, uma vez que as comunidades de pesquisa são compostas por falantes de português e alemão. Ainda destacamos que o projeto está inserido dentro de um projeto maior, que é o ALMA – Atlas lingüístico-contatual das minorias alemãs na Bacia do Prata.

Depoimentos dos integrantes do projeto.

“As alunas demonstram-se muito interessadas. Elas estão realizando as tarefas com muito entusiasmo e não escondem a ansiedade para a realização da primeira entrevista. Mas antes desta, é necessário que façam determinadas leituras teóricas de fundamental importância para o entendimento do projeto, assim como a aprendizagem de técnicas para conseguir dados históricos em Hunsrückisch (dialeto alemão) falado na região e técnicas para transcrever tal alemão,.” Professor Marcelo.

“É muito bom fazer parte do projeto do professor Marcelo, pois ele busca resgatar a história da região onde vivo a partir do estudo da minha língua materna (Hunsrückisch) por meio de etnotextos. O aprendizado adquirido por meio de leituras foi muito grande e despertou ainda mais o gosto pelo conhecimento da cultura e história regional. No momento estou ansiosa para iniciarmos a pesquisa de campo, onde poderemos confrontar o que apreendemos a partir da teoria com a realidade desse povo tão rico em suas experiências.” Katia.

“Mesmo para mim que sou estudante de Agronomia, vejo o projeto muito interessante, pois vai ser um modo de conhecer melhor a história dos imigrantes alemães na nossa região e a partir dela, analisar e descrever como se deu o desenvolvimento agrário regional.” Sandra.
 
Fonte: Fabio Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário