sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia Nacional do Livro

Essa importante data é comemorada no dia 29 de Outubro

Por Leandro Hillesheim (Medicina Veterinária/Realeza)

Na última sexta-feira, dia 29 de outubro, comemorou-se o Dia Nacional do livro, data escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que ocorreu em 1810 e hoje é a oitava maior do mundo. A fundação da Biblioteca nasceu da transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil, juntamente com a família real. A partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o Brasil passou a editar livros, sendo o primeiro livro editado “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. No entanto, um expressivo crescimento editorial só aconteceu em 1925, com a criação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato.

O livro sempre foi o principal meio de transferência de conhecimento e, mesmo na atualidade, com o avanço dos meios de comunicação, ele permanece com função quase insubstituível. Desde os livros da antiguidade, ainda fabricados em cilindros de papiro ou pergaminhos feitos de pele de animais, até os de papel, os quais abriram caminho para a impressão, a importante função do livro permanece. No cenário atual, ganham força os livros eletrônicos ou e-books, os quais, gradativamente, devem substituir os de papel, devido à praticidade e ampla disponibilidade que possuem.

Vale destacar também as obras adaptadas para os deficientes visuais. Estas incluem os livros em braille, falados e digitais acessíveis. Segundo dados da Fundação Dorina Nowill para cegos, uma das pioneiras na criação de obras em Braille no Brasil, usuários da Biblioteca Circulante de Livro Falado lêem cerca de nove livros por ano. Contrastando, a população brasileira lê aproximadamente 1.3 livros anualmente. Contudo, o número de bibliotecas que conta com essa tecnologia é reduzido.

A leitura emancipa o ser humano, resgata a cidadania e devolve a auto-estima. Toda leitura, seja ela qual for, transforma o indivíduo através do desenvolvimento da capacidade crítica. A partir desses adjetivos, não faltam incentivos para tornar o Brasil um país de leitores.

Na semana, vários eventos relacionados com o tema aconteceram no Brasil. Com maior destaque, estão as diversas feiras do livro espalhadas pelo país. O atrativo desses eventos é a imensa variedade de obras apresentadas, os descontos oferecidos e o contato direto com alguns autores. Uma das principais do sul e uma das mais antigas do país, a Feira do Livro de Porto Alegre, possui programação de mais de duas semanas, com encontros com autores, apresentações artísticas e sessões de autógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário