sábado, 13 de novembro de 2010

Saúde dos mamíferos é destaque em projeto da UFFS

Projeto do professor Vitor Hugo Enumo de Souza analisa fitoterápico Vittis

Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

Em edições anteriores do Comunica, já se divulgou que, no segundo semestre, docentes e discentes da UFFS estão realizando projetos de cunho científico. Um destes é desenvolvido na área da biologia pelo professor Ms. Vítor Hugo Enumo de Souza e as acadêmicas Jéssica Rosa de Souza (bolsista) e Maiara Vissoto (voluntária), ambas do curso de Licenciatura em Ciências. O projeto, intitulado Avaliação do efeito antimutagênico do fitoterápico Vittis (Vittis vinífera), tem como finalidade investigar se o fitoterápico protege o material genético encontrado nas células da medula óssea de mamíferos, contra danos induzidos em experimentos.

Pensou-se em desenvolver esse tipo de estudo por este estar inserido na área de pesquisa do professor. Ele fez a parte experiemental (confecção de lâminas) no laboratório de Citogenética e Mutagenêse do departamento de Biologia Celular e Genética (CDB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a análise microscópica das lâminas é feita pelas acadêmicas no laboratório de Ciências do Colégio Estadual Doze de Novembro/ Realeza.

Além de trabalharem com os microscópios, as duas acadêmicas fazem a discussão de resultados, revisão bibliográfica e, no final, pretende-se que elas produzam artigos científicos sobre as considerações finais do trabalho.

Como esse estudo requer o uso constante do laboratório, precisou-se do apoio de alguma escola que o tivesse, já que a UFFS, por enquanto, não dispõe deste ambiente. Todavia, vale salientar que os projetos destes laboratórios já estão em andamento e logo dar-se-á início a sua construção. Para a acadêmica Jéssica, além da falta do laboratório na universidade, há ainda uma outra dificuldade que é a de deslocamento: “como moro em Francisco Beltrão, preciso vir para Realeza uma vez por semana de ônibus. No entanto, isso é algo superável, já que a parte prática é muito legal e interessante, estou aprendendo muitas coisas novas”, ressalta a aluna.

Maiara Vissoto faz a seguinte avaliação do projeto: “ele é um complemento dos meus estudos, um conhecimento a mais, dado que é nessa área que eu quero seguir, a biologia, principalmente na questão da saúde”. Ela ainda comenta que gostaria muito que se desse sequência ao projeto, pois pretende continuar participando dele, seja como voluntária, seja como bolsista de iniciação científica.

Sobre a continuidade do projeto, o professor Vítor Hugo salienta o desejo de desenvolvê-lo no próximo semestre, “talvez não mais com esse fitoterápico; há a possibilidade de buscar alguma propriedade medicial em extratos de sementes, das acículas (folhas) e das grimpas da araucária (Araucaria angustifolia)”.

Como podemos notar, então, este projeto busca novas alternativas para cuidados com a saúde dos mamíferos, tendo em vista sua finalidade de uso do fitoterápico Vittis como auxílio no combate de danos à medula óssea destes mamíferos. Para a realização completa do estudo há ainda a necessidade desenvolver várias etapas, o que não é um obstáculo, a partir do momento que as participantes e o próprio orientador são amantes da biologia e consideram tudo como um grande aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário