quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A luta por uma Educação do Campo de qualidade

Por Marcia de Oliveira e Roseli Ap. dos Santos (Graduandas em Licenciatura em Educação do Campo - Campus Laranjeiras do Sul)


Há vários anos que os movimentos sociais lutam por um projeto direcionado à política pública da educação do campo. Este projeto teve inicio no ano de 2000, quando em Porto Barreiro, no estado do Paraná, estiveram reunidos 450 educadoras e educadores, dirigentes e lideranças de 64 municípios, representando 14 organizações (movimentos sociais populares, sindicais, universidades, ONGs e prefeituras), para realizar a Conferência Estadual por uma Educação Básica do Campo, onde refletiram a respeito das realidades do campo e trocaram experiências sobre os processos educativos.

Dessa conferência, surgiu o documento denominado de Carta de Porto Barreiro, na qual ficou registrado o compromisso assumido pelos participantes de discutir educação do campo no território Cantuquiriguaçu.

O direito à Escola do Campo de Qualidade tem motivado diversas manifestações. Tomemos como exemplo a realização, neste ano, do 1º Seminário de Educação do Campo da UFFS, que aconteceu nos dias 08 e 09 de setembro em Laranjeiras do Sul, contando com a presença de diversas entidades parceiras, como o Condetec, a UTFPR, o Regar, a Unioeste e a Via Campesina.

Este seminário, além de ter representado o início de uma série de medidas que devem ser tomadas nos próximos anos para a melhoria da educação no campo de nossa região, tinha também o objetivo de fortalecer a missão da UFFS, que é promover o desenvolvimento regional integrado, condição essencial para a garantia da permanência dos futuros licenciados em Educação no Campo na região da fronteira sul, revertendo, assim, o processo de litoralização hoje em curso.

Educadores e educandos em Educação do Campo, do município de Porto Barreiro, participando do seminário realizado pela UFFS, no assentamento 08 de junho, nos dias 08 e 09 de setembro de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário