sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Campus Realeza elegerá novo Diretório Acadêmico

Por Patricia dos Santos (Letras/Realeza)

Na noite da última sexta-feira, dia 26, os acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, participaram de uma assembleia geral promovida pelo Diretório Acadêmico (DA), a fim de apresentar a prestação de contas da movimentação financeira ocorrida durante o ano de 2010 e informar os alunos sobre a criação do Regimento Eleitoral e da Comissão Eleitoral, a qual ficará responsável pela organização da nova eleição da diretoria que assumirá o Diretório ainda neste ano.

O atual presidente Daniel Vargas, juntamente com o tesoureiro Fabrício Bernardi, falaram sobre as ações do DA em 2010. Foram apresentadas, através de planilhas, as contribuições das turmas para a legalização do Diretório, os patrocínios que contribuíram para a promoção da 1ª UFFEST (que aconteceu no mês de julho), bem como as despesas com material tanto de escritório quanto de divulgação, segurança e outros.

Os representantes do DA também informaram aos presentes sobre a compra de equipamentos de áudio realizada em novembro. Segundo o presidente, durante sua fala, a decisão de se fazer o investimento aconteceu a partir de sugestões dos próprios alunos e a decisão final foi feita em conjunto, com os representantes do Diretório, que compreenderam a ideia como prioridade. Além disso, o caixa atual foi apresentado, o qual, segundo Daniel Vargas, ficará à disposição do próximo DA para futuros investimentos de interesse de todos os acadêmicos.

Eleições

Na primeira assembleia geral, realizada no início do ano, ficou decidido por consenso entre todos os acadêmicos presentes que seria realizada nova eleição do Diretório ao fim do ano letivo. Na última assembleia, ocorrida no dia 26 de novembro, os alunos da UFFS foram informados de que já é possível serem criadas novas chapas para a eleição que ocorrerá no dia 14 de dezembro.

Foram indicados nomes de alunos e docentes para compor a Comissão Eleitoral, que irá acompanhar o processo até o resultado final, que será divulgado também no dia 14. A Comissão é presidida por Jezebel Batista Lopes (Curso de Letras) e como vice-presidente o representante discente do campus Realeza no CONSUNI, Oséias André de Lima (Curso de Ciências). Para secretariar os trabalhos da Comissão Eleitoral, ficou designada a acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, Marina Gabriela Possa. Para finalizar a composição da Comissão Eleitoral, ficaram responsáveis os representantes do Diretório Acadêmico Daniela Menin Vichete (Curso de Nutrição), Daniel Vargas (Curso de Medicina Veterinária) e Aline Dresch Bonfanti (Curso de Ciências), e os representantes dos Centros Acadêmicos Sarajane G. Marciniak (Curso de Nutrição), Edson Frozza (Curso de Ciências) e Fabrício Bernardi (Curso de Medicina Veterinária).

O edital está disponível desde o dia 02 de dezembro no mural da Universidade e no blog do Comunica (www.projetocomunica.blogspot.com).

O presidente Daniel Vargas, em conversa com o Comunica, falou sobre a importância do voto dos estudantes e do comprometimento dos candidatos em unir forças em prol do bem comum: “Devemos deixar de exercer a democracia como algo demagógico e falacioso e sim exercê-la constantemente! Como fazer isso? Sendo crítico, participando da diretoria, das assembleias gerais, das promoções da Universidade, colóquios, seminários, simpósios, saraus etc., sugerindo, questionando, sobretudo fomentando a 'chama verde do conhecimento', que, não por acaso é o símbolo da UFFS. Devemos procurar eleger a chapa que apresentar melhores propostas de gestão”.

O atual presidente do Diretório Acadêmico,
Daniel Vargas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário