sábado, 18 de dezembro de 2010

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da UFFS/Realeza participam do primeiro Workshop sobre Tópicos Avançados de Física em Foz do Iguaçu

O evento aconteceu entre os dias 5 e 8 de dezembro
e contou com a discussão de vários temas.

Por Jezebel Batista Lopes (Letras/Realeza)

No último dia 5 de dezembro, os acadêmicos do curso de licenciatura em ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza - viajaram para participar do primeiro Workshop sobre Tópicos Avançados de Física – WTAF, que foi realizado na Universidade Federal de Integração Latino Americana – UNILA.

O evento foi organizado pela UNILA juntamente com a Sociedade Brasileira de Física – SBF, realizado no Parque Tecnológico da Itaipu – PTI, onde funciona o campus provisório da UNILA. Foi o primeiro ano deste Workshop, um evento internacional, voltado para a América Latina. No decorrer do ano de 2011, no Brasil, haverá várias dessas conferências para que haja a integração dos conhecimentos relacionados à ciência, na América Latina. A ideia é, com a ajuda da UNILA, concentrar todos esses eventos em datas próximas e realizá-los em Foz do Iguaçu.

O professor Dr. Clóvis Caetano, em conversa com o Comunica, ressalta a importância da participação discente no evento, “a participação em eventos como esse é fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, pois, propicia uma interação com professores experientes e também com estudantes de outras universidades brasileiras e de outros países. O contato com essas pesquisas, tanto de ciência básicas, quanto voltadas às aplicações tecnológicas, é muito importante para esses futuros professores de ciências, pois os mantêm atualizados com o que vem sendo feito de mais avançado no mundo científico”.

O evento contou com a participação dos seguintes discentes da UFFS: Alessandra da Silva, Débora Regina Schmidt, Flávia Luane Rommel, Luciano Dorochowicz, Mateus Wilians Jandrey, Pedro Augusto Gluszewicz Santana, todos de licenciatura em ciências.

O acadêmico Mateus Wilians Jandrey relatou ao Comunica sobre a integração com acadêmicos de outros países, “nós ficamos em um hotel com mais 8 pessoas, destas, 6 paraguaios da Universidade Nacional de Assunción. Foi muito boa essa interação, porque podemos ver que o país tem uma potência muito grande com relação às ciências”.

Segundo a acadêmica Débora Turchetto, “a interação foi a melhor possível. Nossos colegas tinham uma cultura diferente, uma língua diferente (Espanhol), o que, as vezes, dificultava, é que algumas palavras causaram ambigüidades, mas tanto nós, quanto eles relevaram”.

Ainda em conversa com o Comunica, a acadêmica Debora falou sobre a experiência na participação do evento, “tenho a dizer que foi uma experiência inesquecível, pois, tive a possibilidade de conhecer discentes de outros lugares com visões diferentes. Tive contato com assuntos muito interessantes que vão contribuir com a minha formação. Mesmo que os assuntos abordados no evento fossem avançados para discentes do 1° período de Física, creio que todos que participaram aproveitaram o máximo possível, e se identificaram com alguns assuntos (...) E tudo o que foi visto e discutido só veio a contribuir com o meu conhecimento, além de termos a possibilidade de integração com discentes do Paraguai e Bolívia”.

A resposta dos acadêmicos foi positiva, voltaram entusiasmados com as novidades, e com a troca de experiências e os novos conhecimentos obtidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário