terça-feira, 21 de dezembro de 2010

UFFS Realeza busca implementação de Mestrado em Ciências da Alimentação

Primeira turma tem previsão para começo em 2013

Por Giovana Giombelli (Nutrição/Realeza)

Após várias discussões sobre a implantação de cursos de mestrado e de doutorado no campus Realeza, foi feita mais uma reunião na última semana do mês de novembro para organizar como será a maneira mais viável de implantação desses cursos. Nas discussões estiveram presentes os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) do mestrado em Ciências da Alimentação, o qual é formado por docentes dos campi Chapecó, Laranjeiras do Sul e Realeza.

Conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), para que uma instituição de ensino superior seja considerada uma universidade ela precisa ter quatro cursos de mestrado e dois cursos de doutorado. O prazo dado pelo MEC para que a UFFS faça a implantação de três mestrados e um doutorado é o ano de 2013, sendo que, até 2016, todos os cursos deverão estar implantados.

Foi definido que um dos cursos de mestrado da UFFS a ser implantado será intitulado “Ciências da Alimentação”. Visou-se, com essa escolha, abranger os cursos de Ciências, Medicina Veterinária e Nutrição existentes no campus Realeza. Os professores responsáveis pelas discussões são Sérgio Luiz Alves Júnior (Chapecó), Catia Tavares dos Passos e Tiago Bergler (laranjeiras do Sul), e Adolfo Firmino Neto, Rozane Tozo Bleil, Clovis Piovizan, Carina Fransciscatto e Érika Marafon Rodrigues Ciacchi (Realeza).

O curso de mestrado em Ciências da Alimentação deverá ter três linhas de pesquisa: Segurança Alimentar, Tecnologia de Alimentos e Avaliação e controle de qualidade de alimentos. O objetivo é promover a formação de pesquisadores que garantam desenvolvimento científico e desenvolvimento de tecnologias adequadas para a produção de alimentos, com ênfase na agricultura familiar.

Este projeto será apresentado à CAPES no início de 2012. A perspectiva é muito grande, pois há um grande desafio pela frente, principalmente no que concerne à estrutura oferecida pela universidade, visto que ainda precisa ter seus laboratórios de pesquisa implantados depois da construção do prédio definitivo. Entretanto, o grupo está trabalhando para que isso não seja um empecilho e que o curso seja muito bem conceituado em todos os seus parâmetros. Com isso, pretende-se contribuir com o desenvolvimento de toda a região do sudoeste do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário