terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EXCLUSIVO: Saiba quem sai e quem fica

Comunica esclarece boatos e mostra os prós e os contras da mudança de algumas turmas para o Bom Pastor

Por Atelli da Rocha (Letras/Chapecó)

A partir de janeiro de 2011, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), passará a atuar em dois locais distintos aqui em Chapecó: no Centro e também no Seminário. A novidade, que não é inédita no Brasil e se repete em outras instituições do país, dentre elas a UFSC, se deve ao cronograma de conclusão das obras do campus definitivo da UFFS-Chapecó – previsto para ficar pronto apenas em 2012 – e à falta de salas de aula para abrigar as turmas que ingressam no próximo semestre.

A notícia põe fim à uma série de boatos que, durante os últimos meses, minaram os corredores e ganharam as salas de aula. Cláudia Finger Kratochvil é Diretora do Departamento de Registro Acadêmico da UFFS e a responsável pela divisão das turmas e escolha das salas. É ela que desmistifica os boatos e conta as novidades para o Comunica.

Sobre a permanência da UFFS no campus do Seminário, Cláudia explica que o contrato vence no final de 2011, ou seja, o campus não foi vendido para nenhuma instituição de ensino privado, como se argumentava nos corredores. Já sobre a mudança para o Bom Pastor, havia quem pensasse que todas as turmas migrariam para lá e, ainda, quem acreditasse que a mudança não ocorreria, pois uma outra instituição, também de ensino privado, teria comprado o velho colégio.

A respeito desse assunto, Cláudia esclarece que o prédio do Bom Pastor foi alugado pela UFFS, mas não todo ele, e que as salas que sobraram, realmente ficaram com uma outra instituição. Ela diz que muitas das salas do Bom Pastor não apresentam condições de receber alunos e, a grande maioria delas, não poderia receber turmas grandes (seria necessário derrubar um grande número de paredes para aumentar o tamanho das salas) e que, por isso, seriam necessárias muitas reformas e o custo seria muito elevado. Assim, julgou-se mais apropriado escolher algumas salas no Bom Pastor, dividir as turmas e evitar maiores transtornos.

Cláudia esclarece ainda que nenhum dos campi de Chapecó será discriminado após a mudança, tampouco haverá campus principal e secundário, ou seja, ambos terão igual importância, receberão a mesma atenção e terão as mesmas diretorias. Para ela, a mudança não visa a prejudicar ninguém, até porque, proporcionará “mais espaço para os professores trabalharem” e, consequentemente, “um atendimento melhor às necessidades dos alunos, em função do espaço físico”. Porém, ela reconhece que toda mudança tem seu lado negativo: “dividir a estrutura, irá requerer um esforço muito maior de algumas equipes da universidade, para dar atendimento de qualidade para todos”.

Então, pondo fim as polêmicas discussões do “fica ou não fica” e à curiosidade de muito alunos, inclusive professores, o Comunica revela as turmas que ficarão no Seminário e aquelas que mudarão para o Bom Pastor em 2011. Permanecem no Seminário: Administração, Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, História, Letras e Pedagogia. Mudam para o Bom Pastor: Agronomia, Enfermagem, Filosofia, Geografia e Sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário