sábado, 4 de dezembro de 2010

I Mostra de Iniciação Acadêmica em Laranjeiras do Sul



Por Marcela Langa Lacerda Bragança (Orientadora Comunica/Laranjeiras do Sul)

A Universidade Federal da Fronteira Sul, sob todos os aspectos, é uma universidade em construção. E como toda e qualquer construção, a UFFS precisa pensar-se cotidianamente. O ensino, a pesquisa e a extensão, atividades fundantes de uma Universidade, são desafios, portanto, permanentes.

A I Mostra de Iniciação Acadêmica da UFFS em Laranjeiras do Sul, ocorrida nos dias 02 e 03 de dezembro, reflete, em boa medida, os esforços da Instituição em promover ações que contribuam para o desenvolvimento da região em que se encontra a Universidade.

Essa Mostra é fruto do Programa Bolsa Iniciação Acadêmica, um projeto de assistência estudantil que tem como objetivo prioritário garantir recursos financeiros mínimos para que os estudantes permaneçam na Instituição, além de potencializar a qualidade da formação dos estudantes, visto que esses alunos dedicam à Universidade 20h semanais, em atividades de pesquisa, em grupos de estudos, em projetos que envolvam a sociedade, em visitas técnicas, em estudos dirigidos, dentre outras atividades, que integram o Projeto de Iniciação Acadêmica da UFFS, elaborado e orientado pelos docentes da Instituição.

Participam deste programa 250 bolsistas, cerca de 80 voluntário e mais de 100 professores, o que possibilitou a execução de 129 projetos, distribuídos pelos Campi da UFFS, sendo o campus de Laranjeiras do Sul o primeiro a apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, que também compareceu à Mostra, os primeiros resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre.

Os organizadores da I Mostra de Iniciação Acadêmica em Laranjeiras do Sul, o I MIA, Thiago Bitencourt, Bruno F. De Oliveira, Betina Muelbert, Gilmar Hellmann e Márcio Santos, consideram a Mostra de fundamental importância, visto que promove a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e desperta os alunos para as atividades acadêmicas, com vistas a promover o desenvolvimento regional.

A Mostra foi iniciada com a palestra Universidade Pública, Conhecimento e Comunidade, proferida pelo professor Mariano Sanches, doutorando em Relações Internacionais e Ciência Política, pela Universidade de Campinas – UNICAMP.

As apresentações dos estudantes foram no formato de apresentações orais e de painéis. Como atividades de encerramento, houve também palestra ministrada por professores convidados e apresentação teatral realizada por professores e acadêmicos da UFFS.

Confira, abaixo, a relação dos 23 trabalhos apresentados no campus, entre os dias 02 e 03 de dezembro, e, em seguida, imagens do evento:

1) Banco de Dados Linguísticos da Cantuquiriguaçu.
2) Imprensa Histórica na região de Laranjeiras do Sul.
3) Memória do 1º ano do Campus de Laranjeiras do Sul/UFFS e seus cursos de graduação.
4) Conhecendo Procedimentos teóricos sobre leitura.
5) Mulheres assentadas e participação política: análise dos condicionais individuais, sociais e institucionais da participação política do público feminino nos assentamentos de Ireno Alves e Xangu.
6) Análise de indicadores sociais e econômicos da Cantuquiriguaçu.
7) Educação ambiental e exclusão social: o caso dos catadores de papel da cidade de Laranjeiras do Sul.
8) Levantamento de dados relativos ao cultivo e produção de erva-mate (llex Paraguariesis) na região da Cantuquiriguaçu: abordagem socioambiental.
9) Extensão gerencial: organizações associativas da agricultura familiar e reforma agrária na região de Laranjeiras do Sul.
10) UFFS - Compostagem: reciclagem do lixo orgânico.
11) Coletar, Identificar, reproduzir e mensurar a biomassa, em matéria verde, de variedade de mandioca cultivadas regionalmente com o objetivo de aproveitamento da parte aérea para uso em ensilagem na produção leiteira.
12) Consumo de alimentos industrializados entre crianças de dois anos: uma revisão bibliográfica.
13) Informática Básica e uso de software livre.
14) Comunica - Laboratório de Produção Textual.
15) Engenharia de alimentos: perspectivas e avanços.
16) Construção da memória do processo de discussão da Educação do Campo no Território da Cantuquiriguaçu.
17) Inserção da Piscicultura na agricultura familiar.
18) Piscicultura agroecológica.
19) Zoneamento agroclimático como ferramenta da diversificação das propriedades agrícolas.
20) Tilápia em tanques redes.
21) Levantamento das ocupações e/ou profissões da população feminina economicamente ativa no Município de Laranjeiras do Sul.
22) Histórias de pesca e de pescadores: narrativas sobre as modificações nas práticas de pesca tradicional na região da Cantuquiriguaçu.
23) Desenho diagnóstico da infância e adolescência no município de Laranjeiras do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário