sábado, 11 de dezembro de 2010

PET de Medicina Veterinária já tem seus bolsistas selecionados

No último dia 23, foram divulgados os resultados do processo seletivo para escolha dos bolsistas participantes do Programa de Educação Tutorial – PET/Conexões de Saberes 2010 do curso de Medicina Veterinária da UFFS, campus Realeza. Os trabalhos do PET terão início no próximo semestre com a tutoria do professor Dr. Adolfo Firmino da Silva Neto e a participação dos acadêmicos Ângela Terezinha Roman, Jeferson Scharone Moura, Jonas Bettanin e Marina Gabriela Possa.

Para o processo seletivo, escreveram-se 23 acadêmicos. A seleção, dividida em duas fases, levou em conta a origem rural do estudante, a vulnerabilidade socioeconômica e o mérito acadêmico. A primeira fase, de caráter classificatório, consistiu em análise socioeconômica e entrevista. A segunda, de caráter classificatório e eliminatório, contou com análise do curriculum lattes, histórico parcial da graduação e prova objetiva de conhecimentos específicos.

Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET tem por objetivo apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro.

Para o PET do curso de Medicina Veterinária, os objetivos específicos são o estreitamento do vínculo entre os agricultores familiares e a UFFS; a formação de sujeitos altamente qualificados para a intervenção em diferentes âmbitos, como o da própria universidade e o das propriedades familiares rurais; e o fomento de postura de lideranças sensíveis às problemáticas do campo entre os graduandos.

Os acadêmicos estão bastante entusiasmados com a participação no programa. Segundo Marina Gabriela Possa, bolsista selecionada para o PET, “a participação do Programa surge como uma oportunidade de complementar a formação acadêmica, ampliando os conhecimentos específicos relacionados ao curso no ensino, pesquisa e extensão. Estes conhecimentos adquiridos possibilitam a caracterização de profissionais ativos e inseridos no meio social em que estamos situados. Além disso, o bolsista ainda é beneficiado com auxílio financeiro.”

Certamente, muito em breve outros projetos de bolsas envolvendo pesquisa e extensão devem ser aprovados na área de Medicina Veterinária. Contudo, este PET representa um marco para o caminho de pesquisa e extensão do curso e do campus Realeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário