sábado, 11 de dezembro de 2010

Um gesto propicia várias diferenças!

Qualquer forma de prestar solidariedade ao próximo é um modo de fazer a vida de todos ter relevância

Estenda a mão ao próximo e entenda como é bom ajudar.

Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

Em função do espírito natalino que rodeia as instituições e as pessoas nesta época do ano, os atos de solidariedade se espalham e ganham força. Uma das entidades que se dispôs a “estender a mão” foi a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, que no dia 11 de dezembro de 2010, realizará uma tarde solidária no bairro Alto Boavista, que é considerada a comunidade mais carente (vulnerabilidade sócio-econômica) de Realeza. Em conversa com o Comunica, o Coordenador do Curso de Licenciatura (UFFS), Júlio Murilo Trevas dos Santos, comentou a programação da tarde do dia 11, sua idealização, bem como quem serão os participantes e ademais ressaltou a importância do ato voluntário.

A ideia de realizar um dia especial para famílias partiu de um dos alunos de Ciências da universidade. Ele expôs que precisaríamos oferecer atenção e carinho a crianças carentes por afeto, especialmente àquelas em vulnerabilidade sócio-econômica. O intuito era fazer esse evento no Natal de 2011, mas considerando a importância da ação, o Coordenador Júlio lançou o desafio para que a proposta se concretize ainda neste mesmo ano.

Após delineada a estrutura básica do evento, procurou-se o Rotary International em Realeza para auxiliar no evento. O Rotary é um clube de serviços, cujos membros tem ampla experiência com atividades comunitárias e de voluntariado. Para nossa felicidade, o clube aceitou o desafio de nos ajudar nesse dia. Naquele momento, os membros do Rotary salientaram que a ação seria mais efetiva se nos deslocássemos até a comunidade do Alto Boavista.

A ação ocorrerá no horário das 14h às 17h . Participarão acadêmicos, alguns docentes com suas famílias, técnicos-administrativos e membros do Rotary International em Realeza. Várias atividades complementarão esta tarde. A proposta é levar brinquedos como, por exemplo, cama elástica e cama de bolinhas; também haverá bolas para jogar futebol e/ou voleibol; alunos do curso de Letras da UFFS contarão histórias, o grupo de teatro da UFFS fará uma rápida apresentação; o técnico-administrativo Ivonei realizará uma aula-roda de capoeira.

É de grande importância que o trabalho voluntário seja feito pelos estudantes, como o professor Trevas destaca, “ Em primeiro lugar, o trabalho voluntário é um ato de amor ao próximo, de respeito e de responsabilidade com a sociedade. Em segundo lugar, o mundo do trabalho vem valorizando cada vez mais a participação em atividades de voluntariado”. Dessa forma cabe a UFFS a responsabilidade de criar a cultura do trabalho voluntário entre seus alunos (e docentes e técnicos também). Em alguns dos cursos de graduação do Campus de Realeza, algumas atividades de voluntariado estão entre as possibilidades de atividades curriculares complementares.

Por fim, Júlio Trevas esclareceu que após um ato de solidariedade como esse o olhar da comunidade universitária muda, e isso é o mais importante. Igualmente muda o olhar da sociedade externa sobre a universidade. Dessa forma, todos começam a perceber a relevância da universidade pública em sua região, e logo passam, a valorizar nossas ações. E assim, com o passar do tempo, apoiar as propostas que venham melhorar o conjunto universitário.

Após essa conversa, com o professor Júlio Trevas, esperamos que todos compreendam o quanto é importante estender a mão ao próximo. Muitos podem pensar que como estão em uma situação confortável, a vida do outro é irrelevante, mas nunca se sabe quando será preciso a ajuda de outra pessoa. Como dizem os bons sábios, é melhor ajudar do que ser ajudado. Esses indivíduos que sempre estão auxiliando seus irmãos, com certeza, desfrutam do verdadeiro sentido de viver a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário