terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ambiente virtual da UFFS já está em funcionamento

Por Leandro Hillesheim (Medicina Veterinária/Realeza)

A UFFS já conta com o ambiente virtual Moodle, ferramenta interessante na complementação do ensino presencial. A plataforma permite a transmissão e a organização dos conteúdos e materiais de apoio às aulas pelo fato de disponibilizar vários recursos. O ambiente facilita a comunicação entre acadêmicos e professores, assim como entre discentes pela interação virtual.

Alguns de seus recursos são: criação de chats, disponibilização de materiais de apoio às aulas, avaliação do curso, diálogo, envio de trabalhos, fórum, pesquisa de opinião e questionário. Para os professores, uma das principais vantagens é a possibilidade de receber os trabalhos acadêmicos e disponibilizar as notas com menos burocracia. Para os alunos, uma facilidade é a de ter disponível o conteúdo das disciplinas; outra é a verificação das notas e dos trabalhos enviados. A discussão de assuntos da disciplina pode ser feita pelo chat.

O acesso ao Moodle pode ser feito pelo endereço http://moodle.uffs.edu.br, informando o login e a senha, os mesmos do Portal do Aluno utilizados na rematrícula. Como já informado em outros meios, os alunos que ainda não retiraram a senha e o login devem fazê-lo na Secretaria Acadêmica do campus o quanto antes para começar a utilização.

Alguns professores já estão utilizando o Moodle. Porém, como o ambiente entrou em funcionamento no final do semestre, a expectativa é de que somente no ano de 2011 será utilizado na maioria das disciplinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário