sábado, 11 de dezembro de 2010

Talento Realezense

“Théspis” encena peça teatral somente com a participação de atores realezenses

Por Eduardo Santos (Letras/Realeza)

No último dia 25 de novembro, o grupo teatral “Théspis” encenou, na Casa da Cultura, em Realeza, a peça “O Velório”. Todos os atores participantes da peça eram moradores desta cidade. Além destes atores, a peça também contava com convidados, não atores, que exerceram os papéis das pessoas que estariam velando o defunto. Entre estes convidados, havia, entre outros, um professor e dois acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul. Na platéia estavam alunos e professores das escolas de Realeza, cidadãos da comunidade realezense e discentes e docentes da UFFS.

A peça encenada era uma comédia que relatava o velório de um sujeito. No velório, aos poucos, iam aparecendo várias mulheres que se diziam esposas do defunto, gerando uma grande confusão. Para cada suposta esposa que chegava, era uma gritaria no palco, coisa que fazia o público rir muito. Além disso, foi atribuída, a cada esposa, uma característica diferente. Havia uma esposa séria, com vestido preto comprido, demonstrando seu pudor, uma sensual, com shorts de couro e botas, entre outras. Mas a esposa que, aparentemente, mais agradou ao público presente foi a figura da paraibana, que, como ela mesma dizia, era “cabra da pesti”.

Porém, na peça como um todo, quem se destacou não foi uma esposa, mas sim uma “amiga” do defunto, um personagem homossexual que levou a platéia ao “delírio” com seu jeito extravagante de dançar e sua decida estratégica do palco.

A apresentação durou por volta de trinta minutos, não teve uma grande duração, mas foi o tempo suficiente para gerar discussão entre a platéia. Grande parte das pessoas presentes ficou orgulhosa por, segundo eles, terem visto uma ótima encenação feita somente por realezenses. Para os professores e alunos da UFFS que assistiram à peça, foi uma ótima forma de realizar uma interação entre a universidade e o município, principalmente para aqueles alunos que não residem em Realeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário