sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

UFFS no Sudoeste do Paraná

Começa a divulgação do Processo Seletivo 2011 nas cidades abrangentes da universidade

Por Jezebel Batista Lopes(Letras/Realeza)
        
                Divulgação/UFFS 
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que vão do dia 19 de novembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011, e podem ser feitas pelo site da instituição (www.uffs.edu.br). A nota do Enem é o referencial básico para o ingresso do discente. A UFFS também aplica o fator escola pública: o aluno recebe bonificação de acordo com o número de anos estudados em escola pública no ensino médio.

Para proporcionar à população e, especialmente, aos alunos do ensino médio, possíveis candidatos, um maior conhecimento sobre o modo como funciona a UFFS, a partir desta segunda-feira (29), começou o processo de divulgação da universidade no Sudoeste do Paraná.

Primeiramente, a divulgação foi feita dentro da própria universidade, para que, os acadêmicos possam repassar informações a quem esteja interessado em ingressar na UFFS. Através de folders e cartazes, os acadêmicos de Realeza e dos municípios vizinhos começaram a divulgação. Na última segunda-feira (29), os servidores da UFFS enviaram, via e-mail, aos acadêmicos, o folder do processo seletivo com as informações necessárias para que os mesmos façam a divulgação para seus contatos.

Com o propósito de divulgar a UFFS nas cidades de abrangência da universidade, foram feitos levantamentos para saber quais instituições da rede pública ofertam o 2° grau, para que se possa enviar, via correio, materiais para divulgar o processo seletivo da UFFS. Na quarta-feira (01), começaram as visitas nas escolas. Essas visitas têm como objetivo responder dúvidas dos alunos sobre a universidade e também sobre a seleção dos candidatos.

Na foto a Técnica de Laboratório da UFFS, Ana Paula Morais Dutra, em visita ao
Colégio Estadual Tancredo Neves, localizado no bairro Pinheirinho, em Francisco Beltrão.
Pretende-se visitar o maior número de escolas possíveis e prestar informações sobre o processo seletivo, e também, proporcionar ao aluno, que está concluindo o ensino médio, uma opção para ingressar no ensino superior em uma universidade pública e de qualidade, o mais perto possível de sua residência.

Em conversa com o Comunica, o responsável pela divulgação no Sudoeste do Paraná, chefe do serviço de apoio à comunicação da UFFS, campus Realeza, Christiano F.A.T. Castellano comentou: “hoje (29), fiz um levantamento das escolas da rede pública, que ofertam 2° grau, nas cidades das regiões de Francisco Beltrão, Pato Branco e Dois Vizinhos. A intenção é enviar a todas essas escolas materiais para a divulgação do Processo Seletivo 2011. Além do envio desses materiais, estão sendo realizadas visitas a algumas escolas. No Núcleo de Francisco Beltrão já tivemos 8 visitas, somando um total de aproximadamente 25 turmas de terceiro ano. Desse modo, os alunos puderam conhecer como funcionará a seleção e os diferenciais da UFFS”.

A acadêmica do curso de licenciatura em ciências, Maysa Izadora Lora, em conversa com o Comunica, destaca a importância do envolvimento do acadêmico no processo de divulgação: “como todos sabemos, a comunidade acadêmica tem grande influência dentro da universidade, portanto, quando se une na divulgação de algum evento da sua instituição, é sinal de que a universidade e os discentes estão andando de mãos dadas. Eu distribuí panfletos em duas cidades - Pato Branco e Saudades do Iguaçu - colei cartazes em alguns carros e no comércio. É de grande importância que seja divulgada a universidade para todos conhecerem a nossa instituição e talvez ingressarem em algum curso, pois, como a universidade é gratuita, tudo fica mais fácil principalmente para alunos com baixa renda”.

A comunidade universitária, juntamente com as coordenações dos campi da UFFS, estão unidos para mostrar à população que o ensino superior está a cada dia mais acessível e, além disso, formando cidadãos conscientes e profissionais qualificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário