terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Projeto de Iniciação Acadêmica faz pesquisa sobre a realidade dos Catadores de papel de Laranjeiras do Sul


Por Alini Cristina Benderovicz e Elis Regina Kraemer (Graduandas em Licenciatura de Educação do Campo)

Um dos projetos que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com vistas à melhoria da qualidade de vida desta população, é Exclusão Social e Educação Ambiental: O caso dos catadores de papel de Laranjeiras do Sul. O objetivo do projeto é pesquisar sobre a real situação dos catadores de papel do município, através de estudos sobre cooperativismo e de entrevistas com os próprios catadores, para analisar os problemas destes trabalhadores.

O projeto é coordenado pelo professor Mariano Sánchez, mestre em Sociologia, e tem como bolsista a aluna Elis Regina Kraemer, acadêmica do curso de Licenciatura em Educação do Campo, além de contar também com a voluntária Ely Cordeiro, do curso de Agronomia.

Como partes das atividades realizadas pela equipe pesquisadora foram feitas leituras de artigos científicos e de Leis, indicadas pelo professor, para um melhor entendimento sobre Educação Ambiental e resíduos sólidos urbanos, além de leituras sobre direito cooperativo e cidadania.

Também foram feitas várias entrevistas com os catadores de papel dos bairros mais precários da cidade, através de um questionário, cujos resultados revelam não só a situação do trabalho destes profissionais, mas também a da associação, além de revelar por que os catadores preferem vender os materiais recicláveis catados por eles, em particular, a participar da cooperativa e se auto-organizarem.

Além de visitas ao “Lixão” do município para constatar sua situação e também para fotografar as pessoas que lá trabalham, maioria composta por mulheres, que sustentam suas famílias com a renda desta atividade.
A visita também comprovou a degradação ambiental ocorrida no local, conforme uma das hipóteses do projeto. Confira a foto abaixo.



Foto do “lixão” de Laranjeiras do Sul

Ao final do projeto, espera-se identificar as causas dos problemas sociais, envolvendo diretamente os catadores, a ação política e a da cooperativa, além de identificar possíveis falhas na aplicação da legislação ambiental, para, por fim, encontrar uma solução para este grave problema do município.

Espera-se também que este trabalho mostre para a sociedade a importância da separação dos materiais recicláveis e da coleta seletiva em toda a cidade, tentando diminuir os índices de lixos misturados que vão para o “lixão”, ao invés de irem pra reciclagem correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário