terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Comunica e seus “comunicantes”

Após cinco meses de produção, o Comunica “entra em férias”
com saldo positivo e satisfação de seus participantes

Da esquerda pra direita, Prof. Clóvis, Jezebel, Marina, Patrícia, Prof. Marcos,
Jéssica, Giovana, Leandro, Profa. Sabrina, abaixo, Profa. Luciana e Ângela, na
confraternização de encerramento das atividades do Projeto Comunica em 2010.

Por Marina Maria Rodrigues e Patrícia dos Santos (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)

No segundo semestre do ano de 2010, os cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul promoveram o Projeto Comunica, através do alunos contemplados com bolsas de Iniciação Acadêmica e voluntários.

O Comunica é um laboratório textual que tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos na produção de textos de cunho jornalístico, os quais visam reportar o cotidiano da UFFS, contribuindo com a comunicação e o desenvolvimento da instituição.

O Campus Realeza foi um dos campus que se destacou no Projeto, com o maior número de textos produzidos. Contou com a participação de quatro bolsistas de Iniciação Acadêmica e com seis voluntários que escreviam textos jornalísticos semanalmente.

Além da produção textual, promoveu reuniões de estudos com os professores da área de Letras, o que fez com que o acadêmicos participantes do projeto tivessem acesso a um maior conhecimento sobre os gêneros textuais jornalísticos.

A experiência de participar do Comunica

O Comunica proporcionou aos participantes uma interação com a Comunidade Universitária, e assim houve uma aproximação entre os acadêmicos que participaram do Projeto com administradores do Campus, docentes e discentes de todos os cursos, e servidores da Universidade. A seguir o relato dos acadêmicos que participaram do projeto.

Jéssica Paulleti, acadêmica do Curso de Ciências e voluntária no Projeto Comunica:

"Mesmo sendo voluntário o meu trabalho, me dediquei em fazer todas as pautas. Foi uma experiência muito positiva, pois entrei em contato com novos gêneros textuais, como a crônica, reportagem, notícia e entrevista. Além disso, conheci várias pessoas e professores nos encontros de estudos".

Lucas Carniel, acadêmico do Curso de Letras e voluntário no Projeto Comunica:

"Foi muito bom participar do Comunica, por que consegui entender tecnicamente a produção de textos jornalísticos, pois conheço apenas na prática, e as orientações facilitaram a produção, ainda mais quando somos orientados por quem entende e tem experiência na área".

Eduardo dos Santos, acadêmico do Curso de Letras e voluntário no Projeto Comunica:

"Foi excelente. O que aprendi em 4 meses de estudos no Comunica, não aprendi em um ano na escola".

Leandro Hillesheim, acadêmico do Curso de Medicina Veterinária e bolsista de Iniciação Acadêmica:

"A experiência de participar do Comunica foi ótima. Através do processo de produção de textos semanais e de orientação, pude melhorar muito a minha expressão escrita, não apenas de textos informativos, mas também de todos os outros gêneros. Além disso, a relação com todos os professores participantes, bolsistas e voluntários foi excelente. E foi muito bom ter participado com todos no Comunica".

Giovana Paludo Giombelli, acadêmica do Curso de Nutrição e voluntária no Projeto Comunica:

"Eu tinha muita dificuldade para produzir um texto. No Comunica comecei a praticar a produção textual e as dificuldades foram diminuindo, além de ser uma experiência inexplicável, pois as orientações foram de suma importância para o meu desenvolvimento na escrita".

Jezebel Batista Lopes, acadêmica do Curso de Letras e voluntária no Projeto Comunica:

“O projeto pra mim foi muito importante, pois através dele consegui melhorar meu textos, conviver com mais pessoas no meio acadêmico e dialogar com professores não só no âmbito da sala de aula. O Comunica foi uma grande oportunidade de aumentar meus conhecimentos, sendo que como futura professora de português me possibilitou um maior conhecimento de gêneros e assuntos diferentes".

Marina Maria Rodrigues, acadêmica do Curso de Letras e bolsista de Iniciação Acadêmica:

"Para mim tem sido de grande importância. Tive contato com professores, servidores e acadêmicos de outros cursos. O Comunica promoveu, de certa forma, a integração dos cursos. Além disso, a experiência da produção textual semanalmente foi maravilhosa, pois me permitiu exercer a prática da escrita".

Ângela Roman, acadêmica do Curso de Medicina Veterinária e bolsista de Iniciação Acadêmica:

“O projeto possibilitou um aprendizado na área da produção textual que dificilmente teria simplesmente com o meu curso. Tive a oportunidade de aprender sobre outros aspectos envolvendo a vida acadêmica e a Universidade em si, que possibilitaram uma leitura ampla da realidade e perceber todas as dificuldades que permeiam no desenvolvimento de uma nova postura na educação.

Patrícia dos Santos, acadêmica do Curso de Letras e bolsista de Iniciação Acadêmica:

“O Projeto Comunica foi e vai continuar sendo de grande valia para a UFFS como um todo. Através deste projeto, Comunidade Universitária e Regional tiveram oportunidade de “conversar” entre si, trocando informações e experiências. Além disso, possibilitou que conhecêssemos a realidade de outros campi.

Para mim, tudo foi aprendizagem. Desde os diálogos com meu orientador até visitas a escolas, que me possibilitaram entender a realidade do professor frente à educação no Brasil hoje. Desejo que o Projeto ganhe força no próximo ano e que novos alunos tenham a oportunidade que tivemos de, literalmente, comunicar aprendendo”.

Os orientadores

Semanalmente, os integrantes do Comunica participavam de encontros para estudos sobre produção textual e definições de pautas. Todas as quintas-feiras um professor da área de Letras ministrava uma aula debate sobre variados aspectos do texto jornalístico. Eram eles: Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge, Profa. Ms. Luciana Iost Vinhas, Profa. Dra. Sabrina Casagrande, Prof. Ms. Marcos Roberto da Silva e Profa. Ms. Miriam Schröder.

O Prof. Clóvis conversou com o Comunica para expor suas impressões sobre o projeto ao longo do semestre e também avaliar os resultados: “Desenvolver o Projeto Comunica de forma articulada entre os diferentes campi da UFFS foi um grande desafio. Para isso se viabilizar, foi fundamental a coordenação geral dos professores Diogo Pinheiro e Angela Stübe, do Curso de Letras Chapecó, somados aos esforços de mais nove professores da área de Letras. Mas para realmente o Projeto Comunica acontecer, foi decisiva a adesão de inúmeros alunos, que se dispuseram a uma jornada de trabalho acadêmico além do cotidiano da sala de aula. Com empenho e criatividade, estes acadêmicos deram vida e identidade ao Comunica.”

Quem também falou ao Comunica sobre o que significou o projeto ao longo desse semestre, foi a Profa. Luciana: “Gostei muito da experiência no Comunica. Ela foi positiva em diferentes sentidos. Posso dizer que aprendi sobre as especificidades de cada curso oferecido pela universidade, conheci mais a cidade de Realeza, participei da rotina dos acadêmicos que integraram o projeto sob minha orientação e, principalmente, fui tocada pelos sentidos construídos pelos acadêmicos ao tentarem apreender a realidade linguisticamente. De tudo o que aconteceu no Projeto Comunica, posso dizer que o ponto alto foram as expressões dos acadêmicos, pois a forma como eles se posicionaram frente às problemáticas investigadas fez todo o investimento valer a pena”.

Todos os textos produzidos durante o segundo semestre de 2010, deixam o mural da Universidade mas continuam disponíveis nos blogs http://www.comunicauffs.blogspot.com/ (multicampi) e http://www.projetocomunica.blogspot.com/ (Campus Realeza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário