quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Má postura corporal

Por Rosana de Freitas e Cirilio Barbosa  (Licenciatura em Educação do Campo/Laranjeiras do Sul)

Dores na coluna é um grave problema que atinge uma grande parte da população, sem se vincular a faixa etária para ter seu aparecimento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população sofre ou irá sofrer com problemas posturais.

Segundo a fisioterapeuta Dra. Carmem Fontanella, de Laranjeiras do Sul, podem existir vários fatores que ocasionam as dores nas costas, como por exemplo esforço repetitivo, mecânica anormal dos movimentos, condicionamento físico deficiente, pequenos traumas, má postura, entre outros.

Assim, a má postura e os movimentos inadequados acarretam vários problemas graves, como a Cifose, que é um desvio na coluna de fácil percepção, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente. Outro problema que ocorre é a chamada Lordose, que também é um desvio na coluna característico da região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local.

Outro problema também possível é a Escoliose, que é quando a coluna tem uma curvatura em “S” e atinge o segmento dorsal e lombar, com curvaturas que podem ser leves ou moderadas. Como decorrência desses desvios na coluna ocorrem desgastes nas articulações, o que pode levar a degeneração dos discos intervertebrais.

Além de causar doenças, o problema postural é uma preocupação que envolve a qualidade de vida, pois causa dor e interfere na capacidade funcional do indivíduo. Para tentar reparar esses problemas, existem inúmeros tratamentos, como o uso de medicamentos, cirurgias e também o tratamento conservador.

O tratamento conservador está ligado a fisioterapia, onde são utilizadas várias técnicas, dentre elas, uma específica chamada RPG (Reeducação Postural Global), que trata o sistema muscular esquelético como um todo, considerando as lesões por esforço repetitivo, alterações diversas, a respiração e correção postural.

De acordo com a fisioterapeuta Fontanella, “seria necessário que as pessoas se preocupassem com a postura antes de aparecer a dor, pois a dor é um alerta do corpo de que existe algo de errado acontecendo”.
Orientar a família e principalmente os profissionais da educação, sobre a importância da detecção precoce de alterações posturais é fundamental, pois é no período do crescimento que o tratamento se torna mais eficaz. Também é importante estimular crianças e adolescentes a praticarem atividades físicas diárias e alongamentos, prevenindo e evitando danos irreparáveis, conclui a Dra., também especialista em RPG.

Assim, cultivar hábitos simples no dia a dia, como praticar exercícios físicos sob orientação profissional, evitar permanecer muito tempo sentado, manter uma postura adequada, principalmente ao sentar, evitar pegar peso e, para as mulheres, o não uso do salto alto de forma prolongada, pode reduzir o índice de pessoas com problemas de coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário