terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Alcoólicos Anônimos, uma alternativa para quem quer mudar

Por Ângela Roman e Leandro Hillesheim (Medicina Veterinária/Realeza)

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo é uma doença progressiva – espiritual e emocional tanto quanto física. Na maioria das vezes, os alcoólicos perdem o controle da quantia de doses que consomem e não conseguem se recuperar por conta própria. Dentro de uma perspectiva de transformação dessa realidade, nasce o A.A. (Alcoólicos Anônimos).

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres voluntários, vindos de todas as camadas sociais, que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber, não havendo a necessidade de pagar taxas ou mensalidades. Estima-se que existem, atualmente, cerca de 120 mil grupos e mais de 2 milhões de membros, em 180 países, sendo 6 mil grupos no Brasil.

Toda essa história começou em 1935, quando, através de iniciativa de um corretor de bolsa de valores e de um médico cirurgião, ambos americanos e dependentes de bebida alcoólica, fundaram a irmandade. O intuito do A. A. era ajudar todos que sofriam da doença do alcoolismo a se recuperar.

O funcionamento do A. A. está fundamentado na ajuda mútua, na qual os membros compartilham experiências de sofrimento e recuperação do alcoolismo. Cada grupo realiza reuniões regulares, abertas e, geralmente, consistem das palavras de um coordenador ou de mais membros que se disponibilizem a compartilhar suas experiências. Algumas reuniões são específicas para informar o público não alcoólico a respeito da instituição.

O A.A., por ser uma instituição independente e auto-suficiente, não aceita doações de não-membros, mantendo-se apenas com as contribuições espontâneas. Não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia e não apóia nem combate quaisquer causas. Assim, o propósito primordial dos membros é manter-se sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

A caminhada do A. A. segue doze passos, doze tradições e doze conceitos. Os doze passos consistem em um grupo de princípios para que, assim, quando praticados como um modo de vida, possam expulsar a necessidade por bebida e tornar o indivíduo íntegro, feliz e útil. As doze tradições dizem respeito à vida da própria Irmandade e orientam a relação da unidade com o meio exterior, a forma de viver e se desenvolver. Os doze conceitos são uma leitura da estrutura dos serviços prestados pelo A.A. Transparecem a evolução, detalhando as experiências e as razões pelas quais está apoiado o processo de recuperação.

O A.A. no Paraná está descentralizado em cinco centros regionais para facilitar a organização da comunidade, a saber, Cascavel, Curitiba, Cianorte, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A cidade de Realeza está inserida no último.

Há 20 anos, o A.A. de Realeza desenvolve atividades prestativas à comunidade, especialmente na forma de reuniões, tanto ao membro quanto à sua família. Nestas reuniões, todos podem participar e dar sua contribuição. Atualmente, elas ocorrem todas as semanas, às oito da noite das quartas-feiras, no salão da paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário