sábado, 18 de dezembro de 2010

UFFS, um sonho que se realiza

Para alguns uma utopia, e para muitos a OPORTUNIDADE.

Por Marina Maria Rodrigues (Letras/Realeza)

Hoje em dia o sonho de estudar em uma universidade pública, ter uma formação de qualidade e acessibilidade ao ensino superior vem se tornando possível cada vez mais. É o que a UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul está proporcionando à população da Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul. O Paraná é um dos três estados contemplados, conta com dois campi: um em Laranjeiras do Sul e o outro em Realeza.

Na Região Sudoeste do Paraná não havia muita acessibilidade à universidade pública, pela localização dos campi, e pelos processos seletivos das instituições, contando apenas com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

O Campus Realeza está localizado no centro da Região Sudoeste e a UFFS valoriza alunos oriundos de escolas públicas, ou seja, o aluno ganha uma bonificação de acordo com a quantia de anos que estudou em escolas de ensino público. Essa bonificação é agregada à nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Para fazer a inscrição na Universidade, é necessário ter feito o exame. O Campus ofertará em 2011, 278 vagas, sendo 50 em Medicina Veterinária, 44 em Nutrição, 34 em Letras Português e Espanhol – Licenciatura, e 150 em Licenciatura em Ciências.

Além de se instalar uma instituição de ensino superior e gratuito, muitos veem nisso uma forma de desenvolvimento local, valorização da cidade e benefícios para a população. Segundo o comerciante Giovane Ló, "é ótimo ter uma universidade aqui, não só para mim que trabalho com o transporte escolar, mas para qualquer comerciante, e também os meus filhos podem ter acesso a ela, o que possibilita uma boa formação".

UFFS e suas perspectivas

O Comunica foi ao Colégio Estadual Doze de Novembro para saber a opinião do diretor e dos formandos sobre a UFFS. Segundo o diretor Moacir Mardei Furtado "é de suma importância a universidade aqui em Realeza, dá oportunidade para quem mora aqui, para muitos que não têm condições e trabalham ao mesmo tempo. Também os critérios de avaliação da UFFS, as notas no ENEM facilitam e incentivam o aluno, principalmente de escola pública, além de trazer o desenvolvimento para nossa cidade."

Para mais informações, o Comunica entrou em contato com estudantes do Ensino Médio da região e com acadêmicos de outras instituições, e foi expresso o que cada um pensa em relação ao acesso a uma universidade federal perto de casa e com um ensino de qualidade.

A estudante Pollyanna Sossela, 18 anos, moradora de Realeza, mas que estuda no Município de Santa Izabel D'Oeste, no CEGA - Colégio Estadual Guilherme de Almeida, é formanda da turma de Formação de Docentes 2010. Pollyanna acredita que "é muito bom ter uma universidade federal, aqui em Realeza. É uma oportunidade para muita gente que não tem condições de ir estudar fora, e que agora pode estudar e ficar por aqui mesmo, além de ser gratuito é de qualidade. Quem não quer ter uma boa formação e gratuitamente? Para as pessoas que têm condições de pagar é outra coisa."

Outra estudante que acredita que a UFFS é uma boa oportunidade é a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Patricia Karine Piotroski, de 15 anos, residente em Pérola D'Oeste e aluna do Colégio Estadual Padre Réus - Ensino Fundamental e Médio. Segundo a adolescente, "a UFFS permite o acesso à universidade para as pessoas que não têm condições de pagar e querem estudar, e ainda na região, perto de casa, é muito bom."

Em Pérola mesmo, Daniela Ferrari, 18 anos, se formou em 2009 no mesmo colégio que Patricia estuda hoje, e está tentando ingressar em uma universidade pública e acredita que é "superinteressante ter uma universidade pública na Região

Sudoeste, porque tendo uma universidade federal de qualidade próximo à minha cidade, tenho a chance de me formar no curso desejado com uma maior praticidade, pois não preciso morar fora de casa, e nem me preocupar com mensalidades no fim do mês e o melhor, com a certeza de estar estudando em uma instituição de ótima qualidade o que favorece ainda mais a escolha pela UFFS".

O acadêmico de Engenharia Agrícola Alam Sagrilo, da UNIOESTE - Campus de Cascavel, é morador do interior de Pérola D'Oeste e deseja ingressar na UFFS Campus de Realeza que se localiza próxima à cidade onde reside. Alam almeja cursar Medicina Veterinária: “enfrento vários empecilhos no meu atual curso de graduação, é demasiado longe da cidade onde resido, assim gerando um grande despesa à minha família, e um grande transtorno com viagens longas. Meu atual curso também não é o de minha preferência, mas acabei optando por ele, por ser até então o mais próximo à minha cidade. Agora com a abertura da UFFS, e o curso de minha preferência na cidade de Realeza, quero ingressar na mesma, acabando com meus custos exagerados e cursando algo que é de meu agrado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário