sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Diretor do Campus de Realeza comemora primeiro ano letivo

Em entrevista ao Comunica, o diretor João Braida faz uma avaliação positiva dos primeiros meses de atividades da universidade, e adianta quais serão as novidades para o campus de Realeza nos próximos anos

Por Lucas Carniel (Letras/Realeza)

Na Universidade Federal da Fronteira Sul, o ano letivo está na eminência de terminar; o calendário de aulas vai até o dia 21 deste mês. Olhando pra trás e vendo o que já foi feito, o diretor do Campus de Realeza, professor João Alfredo Braida, faz uma análise positiva deste primeiro ano de atividades da UFFS. "A avaliação é a melhor possível. Em janeiro estive no local que seria o campus, e não tinha cobertura nem paredes. Hoje temos 260 estudantes e vários projetos em andamento", comemorou.

Segundo o diretor, muito esforço foi necessário para oferecer as melhores condições de ensino aos acadêmicos. "Foi um ano de muito trabalho, com condições estruturais talvez não tão boas, mas realizamos muita coisa. A universidade está em bom funcionamento", disse.

A consequência desse árduo trabalho pode vir na forma de números. Para o diretor, a expectativa é de que cresça a quantidade de inscritos para o Processo Seletivo 2011 em relação ao de 2010. "São informações extraoficiais, mas já mostra que as pessoas estão acreditando no projeto da universidade", afirmou.

Campus definitivo

O diretor comentou sobre a construção do Campus definitivo. De acordo com ele, nos próximos dias deverá ser publicado o edital para a construção do segundo bloco de prédios. "Estamos também estudando a aquisição de novos equipamentos, porque no ano que vem teremos um conjunto maior de estudantes", disse. A expectativa é que em 2011 iniciem as obras do novo Campus.

A respeito da compra do Cesreal (Centro de Educação Superior de Realeza), até agora, apenas se ouviram boatos pelos corredores da universidade. No entanto, durante a entrevista, o diretor esclareceu sobre o andamento da situação. "Oficialmente, existe uma negociação entre o MEC, a reitoria da UFFS e o Cesreal. O Cesreal quer vender o prédio, a UFFS manifestou interesse em comprar, mas a definição de tudo depende dessa negociação", disse professor Braida.

Novos cursos

Atualmente, em Realeza, a universidade conta com quatro cursos: Letras com licenciatura em Português e Espanhol, Nutrição, Medicina Veterinária e Ciências. Segundo o diretor, antes de se pensar em abrir novas graduações, é importante estruturar as existentes. "Estamos trabalhando na consolidação dos cursos que temos instalados no nosso Campus, que já atendem a demanda da região", frisou.

Para Braida, o Campus de Realeza deve concentrar esforços em conquistar um curso de mestrado. Até 2013, a UFFS deve contar com três cursos de mestrado e um de doutorado, que serão distribuídos entre os campi. Nós vamos reivindicar a instalação de pelo menos um curso de mestrado para Realeza", ratificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário