sábado, 11 de dezembro de 2010

Segundo Sarau Literário e Amigo Secreto Literário do curso de Letras

A turma de Letras organiza, para concluir o ano letivo, o segundo sarau literário e amigo secreto literário, com apoio dos professores.


Por Jezebel Batista Lopes (Letras/Realeza)

O término do primeiro semestre, dos acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza, contou com a realização de um sarau literário e o amigo secreto literário. Para o final do segundo semestre, os alunos pensam em “repetir a dose”.

Satisfeitos com os resultados obtidos no sarau literário, o Prof. Ms.Clóvis Alencar Butzge e os graduandos de Letras começam a organizar nova versão do sarau para conclusão do ano letivo de 2010. O evento acontecerá dia 21 de dezembro, último dia de atividade acadêmica.

O Sarau conta com a intensa participação dos discentes, que preparam apresentações artísticas, trazendo para a turma a possibilidade de conhecer novos livros, poemas, autores e obras.

Como comenta o professor Clóvis para o Comunica, “tanto o Sarau Literário quanto o Amigo Secreto Literário são iniciativas que visam estimular a leitura literária através de atividades lúdicas. Visam, também, estimular a troca de saberes e percepções entre leitores. Professores, de qualquer área, devem ser leitores assíduos. No caso do Curso de Letras, a leitura literária tem papel central, pois, além de ser objeto de estudo e ensino, a literatura é uma das formas mais sublimes de manifestação da linguagem humana. O aluno não deve ser apenas um ‘repositório’ de conhecimentos acumulados durante as disciplinas do curso. É preciso que o acadêmico reflita sobre o que estuda, questione, concorde, discorde e, também, compartilhe com os outros seus pontos de vista”.

O hábito da leitura e o “prazer” por ela devem sempre estar presentes na vida dos futuros professores, para que, quando forem para as salas de aula, possam utilizar a leitura para cativar seus alunos.

Como frisa o professor Clóvis, “as apresentações do Sarau Literário contribuem para que cada um mostre um pouco do que sabe, sente, pensa. Atividades como o Sarau Literário e o Amigo Literário são formas divertidas de interação. Apresentar um poema, uma música, uma cena teatral, uma mensagem, uma videomontagem ou outra forma de manifestação linguística diverte as pessoas, educa. Presentear e ser presenteado com uma obra literária, com certeza, é muito agradável”.

A acadêmica Josiane T.R. de Souza, salienta a importância da leitura estar presente na vida dos graduandos de Letras: “Penso que para um calouro do curso de Letras, que certamente tem dificuldades com a leitura, a realização de um evento que ao mesmo tempo objetiva a confraternização com os colegas e busca o acréscimo da biblioteca particular de cada um, entra com um dos alicerces, na missão de formar ‘professores leitores’, aptos a entrar em sala de aula e ensinar”.

A graduanda Maiara Marafon se declara uma entusiasta do evento: “A acho uma das atividades mais interessante que nosso professor Clóvis nos proporciona, eu adoro! Adoro ler, conhecer novos autores, estar sempre buscando coisas novas, e através do Sarau temos exatamente isso, vários autores, vários gêneros, conhecemos o que cada um de nossa turma gosta, conhecemos textos novos, é muito bom! E o amigo literário idem, é sempre bom ganhar livros. Ótima ideia!”.

O evento serve para estimular e contribuir, no aumento do acervo pessoal de obras literárias dos discentes, além de promover a interação entre docentes e graduandos. Com o sorteio do amigo secreto literário já realizado, os discentes estão ansiosos para presentear e serem presenteados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário