terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Curso de Nutrição da UFFS faz viagem técnica à Foz do Iguaçú e promove intercâmbio com os estudantes da UNILA

Os professores acompanharam a turma em visita às Cataratas do Iguaçu

Por Giovana Giombelli (Nutrição/Realeza)

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o curso de Nutrição fez uma viagem de estudos, em busca de novos conhecimentos para as disciplinas de “Meio Ambiente, Economia e Sociedade” e “Cultura, Consumo e Padrões Alimentares”. Os acadêmicos conheceram as Cataratas do Iguaçu, as dependências da residência estudantil da Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA) e o Hotel Mabu Thermas e Resort.

Além da coordenadora do curso, Profa. Rozane Toso Bleil, os professores Emerson Martins, Érika Ciacchi e Caroline Voltolini acompanharam a excursão. No primeiro dia da viagem, os acadêmicos e os professores foram muito bem recepcionados na residencia estudantil da UNILA. Após o jantar, o Pró-reitor de Extensão, Andrea Ciacchi e o Diretor de Assuntos Estudantis, Sr. Kachel, juntamente com os acadêmicos da UNILA deram as boas vindas aos estudantes da UFFS e agradeceram pela integração feita entre as universidades, esperando que isso possa ser repetido muitas vezes. Da mesma forma, os professores Emerson e Érika e os acadêmicos Gabriel Cerutti e Giovana Giombelli agradeceram pela recepção dos colegas e reiteraram o convite para conhecerem a UFFS. Neste momento, alguns alunos da UNILA e da UFFS relataram suas vivências nas duas instituições, permitindo uma troca de experiências muito interessante.

Estudantes de Nutrição participam de encontro com comunidade acadêmica da UNILA

 A residência estudantil na qual os estudantes da UNILA estão instalados apresenta todos os recursos necessários para hospedar os acadêmicos ao longo do semestre, oferecendo, também, opções de lazer. A estrutura existente garante aos acadêmicos que ali moram, vindos de vários países da América do Sul, como Paraguai, Uruguai e Argentina, e principalmente do Brasil, transporte para se deslocarem até a universidade, além de alimentação e moradia gratuita a todos.

Ainda no primeiro dia do passeio, os acadêmicos da UFFS realizaram uma visita técnica ao Hotel Mabu Thermas e Resort, conhecendo o Serviço de Alimentação. O hotel conta com duas nutricionistas e duas estagiárias em Nutrição, além de chefs de cozinhas e funcionários especializados. Os acadêmicos adquiriram conhecimentos sobre os procedimentos que devem ser realizados para se obter um padrão de qualidade adequado em relação a alimentação dos hóspedes. Esta é uma área de atuação do profissional Nutricionista pouco conhecida, porém com grande tendência de crescimento, principalmente nessa região, destaca a profa. Rozane.

Contudo, a visita às Cataratas do Iguaçu tanto no lado do brasileiro como no lado argentino proporcionou momentos inesquecíveis à turma, propiciando uma maior interação com o meio ambiente e para muitos, foi a primeira vez em que estiveram nas Cataratas. Todos puderam apreciar um dos cenários mais belos que a natureza oferece, pois naquele dia as Cataratas estavam com o volume de água acima da média. No sábado, durante a visita ao país vizinho, os alunos almoçaram em um restaurante que oferecia pratos típicos da culinária argentina, fazendo-os conhecer um pouco da cultura alimentar daquele país.

Todos adquiriram conhecimentos em visita técnica ao Hotel Mabu

Essa viagem propiciou muitos momentos inesquecíveis e que puderam esclarecer muitas dúvidas, como relata a estudante de Nutrição Angélica Werkhausen: “Primeiramente, conhecer o Hotel Mabu fez com que eu tivesse mais certeza da profissão que escolhi. Achei muito interessante essa integração com a UNILA e acho que esse tipo de atividade extra curricular deve acontecer mais vezes, pois os alunos acabam conhecendo lugares e pessoas diferentes e adquirindo novos conhecimentos que servem como experiência para o futuro, além de tornar os acadêmicos mais maduros e responsáveis”. Também as interações que ocorrem entre professores e alunos são de fundamental importância para o acadêmico, uma vez que proporciona uma rica troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário