domingo, 12 de dezembro de 2010

Dia Nacional de Combate ao Câncer

Por Giovana Paludo Giombelli (Nutrição/Realeza)

Em 27 de novembro de 1988, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A estipulação dessa data teve como objetivo chamar a atenção da população e assegurar que ela tomasse conhecimento sobre a prevenção e os procedimentos para o tratamento do câncer.

Nesta data, tem-se a oportunidade de demonstrar qual é o verdadeiro significado histórico das entidades brasileiras que se mobilizam no combate ao câncer em todo o país. Além disso, é possível proporcionar à população demonstrações dos aspectos sociais e educativos na luta contra o câncer. O câncer é silencioso, podendo até levar anos para ser identificado. Entretanto, sabe-se que, se descoberto em estágio inicial e tratado de forma correta, tem cura.

Para lembrar esse dia, em todas as capitais e cidades-pólo do Brasil foram realizados mutirões de atendimento gratuito ao público. Isso foi feito para que os médicos sanassem dúvidas e pudessem identificar, a partir de exames, se os cidadãos tinham algum tipo de câncer. Nesta ocasião, aconteceram palestras sobre o tema e foi feita a distribuição de materiais informativos sobre o assunto.

Além desses atendimentos, o Governo Federal anunciou investimentos na área da saúde, especificamente para o câncer de colo de útero. Esse valor é de R$ 115 milhões para um plano de redução de mortalidade, com prevenção e controle da doença, pois este é um dos cânceres que mais faz vítimas em nosso país.

Sabe-se que existem diversos fatores que podem beneficiar para o surgimento do câncer. Pode-se destacar a predisposição genética, o estilo de vida e as condições ambientais, associadas aos hábitos alimentares. Os fatores citados podem aumentar ainda mais a probabilidade de uma pessoa desenvolver a doença.

No ano de 2009, o Ministério da Saúde lançou uma cartilha com dez dicas para se prevenir qualquer tipo de câncer. Ela teve o objetivo de conscientizar a população da importância dos cuidados simples que devem ser tomados, mas que podem diminuir a incidência de câncer em nosso país. Essas dicas de prevenção ressaltam que a população deve não fumar, procurar ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividades físicas regularmente, evitar ou limitar o consumo de álcool, fazer exames periódicos, evitar excessiva exposição ao sol e ter práticas de higiene oral diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário