terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mascote, mas não por muito tempo

 Por Gabriel Scheffer  (Letras/Chapecó)

A cachorra Sheidy ou Pretinha é, para alguns, um exemplo de superação, companheirismo e lealdade. Ela adotou a UFFS como moradia depois de ser abandonada. Sheidy chegou ao campus aproximadamente dois meses atrás, e logo se tornou a sensação dos funcionários e a “xodó’ dos estudantes.

Os vigilantes da Universidade a acolheram com muito carinho, pois a cachorra chegou debilitada e doente. Comovidos, entraram em um consenso e resolveram ajudá-la em sua recuperação. Levaram-na para um Pet Shop, para um tratamento de saúde e beleza. Finalmente, alguns funcionários se mobilizaram em comprar medicamentos, remédios e acessórios para ela.

O animal, contudo, teve que ser retirado do campus. Uma vigilante se comprometeu a cuidar da cachorra e levá-la para sua casa, já que a gravidez de Sheidy demanda cuidados. Alguns estudantes que opinaram sobre o caso não concordam com a decisão de retirar o cão do campus. De um modo geral, eles alegam que a presença do animal torna o ambiente da Universidade mais agradável.

Para entender a polêmica, fomos ouvir Fábio Bulegon, atual prefeito do campus de Chapecó da UFFS. Segundo ele, o animal foi retirado da universidade porque a cachorra necessitava de cuidados especiais como alimentação e medicamentos, sobretudo em função da gravidez. “Aqui na universidade não havia mais condições de cuidar da cachorra, devido à falta de espaço e às despesas com alimentação adequada e remédios”, explica.

Nos dias atuais, muito se fala em relação de amizade entre as pessoas, compaixão ao próximo, coragem e luta. Mas, se existissem pessoas com pensamento de cachorro, com certeza teríamos mais harmonia entre os seres humanos. E na Universidade não é diferente. Já se tornou comum em todo o Brasil cachorros convivendo em campi universitários. Hoje, Sheidy pariu quatro filhotes e passa bem. No campus, já existem mobilizações e abaixo-assinados pela sua volta.

Um comentário:

  1. que saudades da Sheidy ao ler o seu texto. Mas fico feliz de saber que ela esta sendo bem cuidada...Pois já presenciei maus tratos por parte de algumas pessoas que se "dizem estudantes". Então fica a pergunta, o que essas pessoas fazem dentro de uma universidade...?

    ResponderExcluir