quarta-feira, 18 de maio de 2011

A UFFS no II Erefil


Por Andrei Vanin e Fernando Falkoski (Filosofia/ Erechim)
 
Realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2011, em Florianópolis – SC, o II Erefil Sul – Encontro Regional de Estudantes de Filosofia Sul, com o tema A Filosofia, Pesquisa e Extensão. Vários alunos dos mais diversos cursos de Filosofia do Sul do Brasil participaram. Entre as Universidades, estiveram representadas: UFFS, UFSC, UFRGS, UFPEL, entre outras. Os alunos da UFFS do curso de Filosofia de Erechim e Chapecó participaram do evento, inclusive com apresentação de trabalhos - um deles, com o tema “A verdade em Santo Agostinho”, apresentado por André Luiz Maso, acadêmico do campus Chapecó.

O evento contribuiu muito para a formação dos estudantes. Ocorreram várias oficinas e mesas-redondas que discutiram os mais diversos temas da área. Houve, na sexta-feira, oficinas que discutiram a “Filosofia da música” e outra oficina intitulada “Histórias em quadrinhos e filosofia”, oferecida por Grégori Michel Czizeweski. Na oficina de histórias em quadrinhos, partiu-se da interrogação de como é possível a linguagem da história em quadrinhos construir ou reproduzir um argumento ou pensamento filosófico. Refletiu-se sobre concepções de arte seqüencial e mostrou-se algumas tiras ou quadrinhos filosóficos. O interessante foi observar que os quadrinhos ou a ação se dá no “vazio” do quadrinho.

Outra oficina que ocorreu na sexta foi a oficina intitulada “Filosofia auditiva”, que relatou uma experiência interessante e oportuna no aprendizado de Filosofia: na UFSC, uma aluna possui deficiência visual e consegue estudar ou apreender Filosofia ouvindo os textos que outra pessoa lê para ela. Na oficina, foram lidos alguns textos e os participantes fecharam os olhos e apenas ouviram. Foi notória a dificuldade de compreender um texto filosófico apenas ouvindo e interessante notar que a aluna compreendia e conseguia captar e entender o texto com facilidade, como se estivesse lendo com os próprios olhos. À tarde, houve uma plenária para discutir as pautas que dirigiram o II Erefil. Já à noite, aconteceram atividades de integração.

No sábado de manhã, houve a apresentação de trabalhos - comunicações. Entre eles, houve a apresentação de um trabalho sobre jornalismo, focando a apropriação da Filosofia pelo Jornalismo, no intuito de perceber ou buscar os fatos na realidade e conseguir transmiti-los da forma mais verídica possível. Já outra comunicação tratou dos conceitos do livro “Ser e tempo” de Heidegger. À tarde, mesas-redondas discutiram Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia. Também houve outros grupos de discussão que buscaram discutir a “reorganização do Movimento Estudantil” e outra ainda sobre as perspectivas para o pesquisador em Filosofia. À noite, ocorreu a mesa-redonda intitulada “Filosofia na Era Digital”: procurou-se observar aí como a Filosofia se dá na Era Digital e nos cursos a distância. Ressaltou-se a preocupação com as taxas de evasão do curso, que chegam a 80%.

No domingo pela manhã, houve uma assembléia para deliberar a organização do III Erefil, ficando estabelecido que ocorrerá entre os dias vinte e oito de abril e primeiro de maio de 2012, na UFRGS, em Porto Alegre. Sem sombra de dúvida um encontro que contribuiu para a formação e para amadurecimento e discussões de ideias, bem como a possibilidade de despertar o interesse por temas filosóficos para pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário