quinta-feira, 26 de maio de 2011

A REPERCUSSÃO E OS VENCEDORES DO PROJETO INOVAR 2011



Por Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/ Erechim)


Nos dias 19, 20, 21 e 22 de maio ocorreu em Erechim o Arquitetura no Pólo de Cultura. O evento visou congregar estudantes, profissionais e sociedade em geral em torno da Arquitetura e do Urbanismo e marcou o fechamento do 1º Concurso Nacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Prêmio INOVAR – CONSTRUIR 2011. As entidades organizadoras do concurso foram:  SINDUSCON-Erechim, a Prefeitura Municipal de Erechim-RS e a Universidade Federal da Fronteira SUL – UFFS. O concurso contou com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul – IAB/RS.

De acordo com o professor Leandro Fernandes, coordenador do evento,  o objetivo geral do concurso foi promover o debate sobre inovação e sustentabilidade em edificações residenciais unifamiliares. Como objeto, o concurso visou  escolher a melhor proposta para uma residência unifamiliar de até 50 m², para uma família de até cinco pessoas, em observância ao clima da região de Erechim/RS. A proposta arquitetônica teria que possuir caráter inovador e enfoque sustentável.
O professor ainda destacou que a Comissão Organizadora do Concurso recebeu ao todo 152 inscrições de equipes, de 20 estados da federação e de 60 instituições de ensino. Os trabalhos, vindos de várias partes do Brasil, ainda estão sendo entregues pelos Correios. No entanto, em função do prazo, somente 1/3 das equipes conseguiu enviar seus projetos a tempo. De qualquer forma, o concurso foi além das expectativas, tanto em se tratando do número de equipes inscritas quanto do número de trabalhos recebidos. 
Entre os dias 19 e 22 de maio os trabalhos foram expostos no piso térreo do Pólo de Cultura, em Erechim.  Os vencedores foram o Projeto Rincão Erechim, da FURB/Blumenau (1º lugar) e o Projeto Fit House, também da FURB (2º lugar). A UFFS recebeu uma menção honrosa, com um projeto do acadêmico Mateus Subtiel de Souza, orientado pelo professor Murad Jorge Mussi Vaz, do curso de Arquitetura e Urbanismo, de Erechim. Para conferir os demais premiados, acesse o link http://www.construir2011.com.br/resultado.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário