terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto de Nutrição da UFFS analisa a qualidade da merenda nas escolas públicas do município de Realeza.

Por Will Cândido (Ciências/Realeza)
Fotos Daiane da Silva (Nutrição/Realeza)

O Projeto “Análise do programa nacional de alimentação escolar e do perfil nutricional de estudantes do ensino fundamental no município de Realeza – PR”, coordenado pela Profa. Dra. Rozane Toso Bleil, busca fazer uma pesquisa sobre como anda a alimentação nas escolas públicas municipais. Estão sendo analisadas aproximadamente 1000 crianças da rede pública municipal, com faixa etária entre 6 e 10 anos de idade.
Acadêmicas durante a coleta de dados.

Conversando com o Comunica, a professora Rozane falou um pouco sobre o projeto: “o mais interessante disso tudo é que vamos monitorar o estado nutricional dessa população, que são de grupos vulneráveis (crianças em geral). É importante, pois identificaremos os problemas - se os tiverem - e os maiores problemas nutricionais do grupo.”

Este projeto é divido em 3 subprojetos. O primeiro, denominado “perfil socioeconômico e antropométrico de escolares”, tem o objetivo de medir e pesar os alunos. O bolsista do projeto, Gabriel Bonatto, em conversa com o Comunica, contou como é feita a coleta dos dados: “Após a coleta destes dados será feito o cálculo do IMC (Índice de massa corporal) e relação Peso/Idade destes alunos, assim descobrindo quantos alunos possuem problemas de peso e altura relacionado à nutrição. Além da pesagem e medição dos alunos, será realizado um questionário socioeconômico com as famílias para verificar se os resultados obtidos anteriormente têm relação com a situação socioeconômica destes alunos”.


“Acho curiosa a nossa relação de pesquisadores
com os alunos da rede municipal. Alguns se
 mostram muito à vontade em serem medidos
e pesados, enquanto outros são mais tímidos.”
 - Gabriel Bonatto ao Comunica.

O segundo subprojeto, denominado “qualidade nutricional da alimentação oferecida nas escolas”, visa saber como está a situação da merenda escolar das escolas: se está sendo uma alimentação balanceada, saudável e de qualidade. Isso será feito porque ela é indispensável para o bom desempenho do estudante. As escolas devem oferecer uma alimentação de qualidade em todos os dias letivos.

A acadêmica bolsista, Josiane Hillesheim, contou sobre a primeira impressão obtida com o projeto: “Semana passada realizamos o projeto piloto em 2 escolas do município. Podemos observar que praticamente todos os alunos aderiram à merenda escolar, talvez pelo fato de que, nas duas escolas, por coincidência ou não, a merenda do dia foi cachorro-quente. Avaliaremos esse comportamento dos alunos durante os 8 dias, pois os alimentos serão variados, por exemplo, se for sopa, acredito que a adesão será menor.”

O terceiro subprojeto, “Inserção do tema alimentação e nutrição no currículo das escolas municipais”, analisa como o tema nutrição está envolvido dentro da sala de aula e se os professores o estão abordando corretamente. A bolsista Cristiane Perondi e a voluntária Vanesa Gésser, em entrevista ao Comunica, contaram como os professores demonstram um certo receio no primeiro momento. Muitos deles ficam com medo, pensando que o projeto vem para avaliá-los. Mas, em seguida, percebem que não é esse o intuito do projeto, “acabam pedindo para que a gente volte. Vemos nessas iniciativas um ótimo tema para que se desenvolva um projeto de extensão, pois os professores estão realmente interessados no assunto”, diz Vanesa.

“Tudo isso é muito importante para termos uma noção de como os professores notam a importância do tema, pois é um assunto muito complexo para ser passado aos alunos. Devia ser dada um pouco mais de atenção para a questao nutricional em sala de aula”, finaliza Cristiane Perondi.

A professora Rozane faz um apelo, pedindo, “em especial às famílias, para apoiarem, dando o consentimento aos filhos para participarem da coleta dos dados de peso e de estatura, pois só assim teremos uma avaliação do estado nutricional dessas crianças mais completo, pois esses resultados trarão benefícios à comunidade.”

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