sexta-feira, 13 de maio de 2011

O estudo da Filosofia: questões do Conhecimento, da Ética e da Política

Fernando Falkoski (Filosofia/Erechim)

Buscando uma concepção centrada na formulação de novas respostas para questões antigas, principalmente no que tange ao ensino, à área do conhecimento, à ética e à política, o Professor Dr. Vanderlei de Oliveira Farias, líder grupo de estudo “Pesquisas em Filosofia Moderna e Contemporânea”, desenvolve o projeto de pesquisa “Fundamentação moral da justiça: solidariedade, respeito e dignidade”. Esse projeto teve início em março de 2011, com previsão de finalização em fevereiro de 2012, contando também com os pesquisadores Élsio Corá (vice-líder), Jaime Giolo, Maurício Fernando Bozatski, Clovis Brondani, Nedilso Brugnera e Taís Regina Chiodelli, bolsista de Iniciação Científica.

Em resumo, o projeto busca pesquisar o conceito de justiça a partir da relação entre moralidade e justiça, evidenciando uma assimetria e dependência entre esses temas. O principal objetivo do projeto é investigar o conceito de justiça (Gerechtigkeit) a partir de sua intrínseca relação com a moralidade (Sitten) através da leitura da obra Metafísica dos Costumes de Immanuel Kant (1724-1804). Além da análise do texto clássico, será examinada bibliografia secundária, constituída pelos principais comentadores e interlocutores da filosofia prática de Kant. Assim, esse estudo contempla o conceito de justiça, relevante para inúmeras áreas no âmbito da filosofia e sua conexão com o conceito de moralidade. Não obstante, o projeto permite um estudo comparativo entre Moral e Filosofia Política, entre Direito e Ética.

Segundo o prof. Vanderlei, “A filosofia tem como principal ferramenta de trabalho os conceitos. Ao investigar de forma demorada o conceito de justiça a partir da concepção moral de Kant, o projeto contribui também com as outras ciências no que tange ao uso desse conceito, fornecendo uma clareza na compreensão do que é justiça”. Em relação à obra estudada, o prof. sublinha que “a hipótese do projeto é a de que o livro a Metafísica dos Costumes pode ser usado para a análise dos pressupostos morais do conceito de justiça. Não há justiça sem deveres morais recíprocos, essa é a tese que julgo estar pressuposta no final dessa obra de Kant. A liberdade, a igualdade, a solidariedade e o respeito à dignidade são somente possíveis a partir do momento em que passam a ser identificados como obrigações morais recíprocas. A esse tema, o autor reserva um capítulo específico o qual denomina Deveres de virtude para com os outros”.

A partir da pesquisa proposta, serão desenvolvidas as seguintes atividades para os envolvidos: análise do texto clássico; estudo da bibliografia secundária (comentadores e especialistas); acompanhamento e orientação do aluno bolsista de Iniciação Científica; sessões de estudo com bolsista e alunos voluntários e produção de artigo científico.

Com base no que foi pesquisado acerca do projeto em questão, observa-se sua importância, uma vez que pode contribuir na elaboração de outro projetos dessa natureza em diferentes disciplinas, nas mais diversas áreas do conhecimento, seja na pesquisa ou na extensão, objetivando uma discussão reflexiva que promoverá o crescimento dos alunos em sua vida acadêmica e, consequentemente, na sua formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário