domingo, 8 de maio de 2011

COMUNICA NA ESCOLA: benefícios a alunos da rede pública de educação básica

Projeto-piloto já está em andamento, porém decisão do MEC é crucial

Handressa Louane Rossi (História, Chapecó/SC)

A partir da proposta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de promover a integração com a comunidade, surgiram vários projetos de extensão, entre eles o COMUNICA NA ESCOLA.


Esse projeto, em Chapecó, iniciou efetivamente há um mês, com a aluna Silvia Berti, acadêmica do curso de Letras, que já atua na área da docência, em parceria com a Escola de Educação Básica Jurema Savi Milanês, onde trabalha, no município de Quilombo, e com o professor, da UFFS, Diogo Pinheiro, como orientador.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da escrita dos alunos de uma turma de primeiro ano do ensino médio, Silvia trabalha com eles, além das aulas regulares, gêneros textuais jornalísticos, como editorial, notícia, reportagem e entrevista. Ainda em fase inicial, os alunos estão trabalhando a parte teórica da produção textual, ou seja, os alicerces que vão dar apoio para que possam fazer trabalhos cada vez melhores.

O próximo passo, assim que os textos começarem a ser produzidos, será o lançamento de um jornal bimestral, que terá destaque para as atividades sociais, culturais e esportivas realizadas na escola, tendo como público-alvo os próprios alunos. Os textos também serão postados no blog do Comunica.

Diogo Pinheiro destaca que as primeiras impressões causadas pelo projeto foram ótimas do ponto de vista da comunidade escolar, principalmente por parte dos professores. Estes estão pensando em maneiras de encurtar, cada vez mais, a distância entre a UFFS e a escola por meio de futuros cursos de formação continuada para os professores.

O Comunica na Escola já é uma realidade, sob a forma de projeto-piloto com duração de 8 meses. O projeto, em sua versão multicampi, foi submetido ao edital nº 002/PROEC/UFFS201, no qual obteve aprovação interna da UFFS para submissão ao edital 04/PROEXT2011 MEC/SESu. Nesse edital, pleiteiam-se verbas que poderão ser convertidas em até 23 bolsas de extensão, possibilitando a expansão do Comunica na Escola para todos os campi da Universidade, como almeja o professor Luciano Paula de Melo, também coordenador do projeto.

A equipe do Comunica aguarda resultado da seleção do PROEXT para estabelecer parcerias com as escolas das redes públicas nos municípios onde o projeto se desenvolverá, caso aprovado: Chapecó/SC, Erechim/RS, Realeza/PR, Laranjeiras do Sul/PR “Replicar a experiência bem sucedida com o COMUNICA NA UFFS, que iniciou em 2010, é prestar um serviço à comunidade, já que temos uma dívida social com o local onde estamos estabelecidos”, diz o professor Luciano, e complementa: “tem tudo para dar certo!”

O projeto-piloto é outra prova de que o Comunica na Escola tem tudo para dar certo. Basta agora torcer pela aprovação do MEC para que, a partir do próximo ano, já tenhamos acadêmicos integrados à sala de aula, conhecendo desde o início da graduação a realidade de um professor, e constantemente em um processo mútuo de aprendizagem.



Um comentário:

  1. Por gentileza, passe lá no meu blog. Se gostar, me "persiga". Vou gostar de ter sua presença por lá. A casa é nossa! Felicidades.
    Abraços,
    João.
    www.ludugero.blogspot.com

    ResponderExcluir