terça-feira, 10 de maio de 2011

BIBLIOTECA: UM ESPAÇO DE CULTURA E PESQUISA

Por Jéssica Amroginski e Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis - Erechim)


A biblioteca é algo fundamental na vida acadêmica, que proporciona aos alunos e professores um ambiente de pesquisa e aprendizado. A biblioteca da UFFS Campus Erechim, é integrada à biblioteca do campus de Chapecó, ou seja, não possui autonomia, e só realiza as operações de empréstimos dos livros, através de um sistema.
           
No início das atividades letivas, não possuía nenhum mecanismo computacional para realizar o empréstimo dos exemplares, o que dificultava o trabalho. Porém, no início deste ano de 2011, foi adquirido o Sistema PERGAMUM, que facilita a retirada e devolução do material, sem precisar de assinatura do acadêmico, como era exigido anteriormente.

A parte burocrática é toda realizada pelo campus de Chapecó. Assim, se nosso campus receber uma doação de livros, não poderá realizar nenhum procedimento sem antes os livros terem passado pela biblioteca “central”.

Quanto à solicitações de exemplares, a biblioteca Erechim realiza os pedidos de acordo com o que é solicitado pelos professores e envia à Chapecó, para aprovação e posteriormente efetivação da compra. Entretanto, há um impasse em relação ao tempo que as editoras tem para entregar os pedidos -  após feita a licitação, a editora tem o prazo de até um ano. Isso torna o processo mais lento e, por esse motivo, livros que serão utilizados somente no próximo semestre já estão sendo solicitados. Infelizmente, pode ser que não cheguem há tempo para o início das aulas.

De acordo com a funcionária da biblioteca Nanci Madalozzo, em abril chegaram 9 caixas contendo material de diversas áreas, como Filosofia, História, Arquitetura, Sociologia e Antropologia, Economia, Educação, Métodos de Ensino, Estatística, Química e Geografia, contemplando a todos os cursos de nossa instituição, e houve também uma doação de 54 exemplares que abordam temas diferentes.

No campus Erechim, há um bom acervo disponível, porém há livros que não são úteis no momento, de acordo com os cursos que estão em andamento. No entanto, a Biblioteca Universitária já se estabeleceu como um local genuíno para a pesquisa em nossa Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário