quarta-feira, 25 de maio de 2011

Letras UFFS Chapecó promove I Semana Acadêmica

                                                                                                     Marina Rodrigues/Comunica
Professores da Universidade em um debate sobre gêneros
textuais e ensino de língua portuguesa no Campus Chapecó.
Além da importância acadêmica,  eventos como esse proporcionam
uma interação entre o profissionais da área de Letras.

Por Marina Maria Rodrigues (Letras/Realeza)

A I Semana Acadêmica de Letras da UFFS, Campus Chapecó, teve duração de três dias (17, 18 e 19 de maio) e contou com palestras, mesas-redondas e uma oficina, abordando temas vinculados ao ensino de línguas e literatura, formação de leitores e com um enfoque maior na atuação dos professores de línguas em sala de aula.

O Curso de Letras do Campus Realeza foi representado pelas acadêmicas Marina Maria Conchy Rodrigues e Patrícia dos Santos, e pelo coordenador do Curso de Letras, professor Clóvis Alencar Butzge, o qual fez parte, no dia 19 de maio, de uma mesa redonda que abordava a temática “gêneros textuais e ensino de língua portuguesa”.

O coordenador de Letras comentou sobre a importância de eventos para debater sobre diversas áreas profissionais: “É fundamental que todos os cursos de graduação, na medida do possível, organizem semanas acadêmicas. É um momento importante para todos, docentes e discentes, debaterem rumos da sua área e ouvir profissionais de outras instituições”.

Além disso, o professor Clóvis comentou sobre a pequena participação do Curso de Letras de Realeza: “Essas semanas acadêmicas são eventos voltados, principalmente, para o público local. São abertas ao público externo, mas geralmente não promovem uma divulgação muito ampla. No caso da Semana Acadêmica de Letras de Chapecó, pelo que observei, o público era composto basicamente pelos alunos do Campus Chapecó”.

A acadêmica de Letras Patrícia dos Santos comentou a importância das iniciativas como essa do Curso de Letras do Campus Chapecó: “É um 'abre-portas' para que outros campus promovam eventos como esse. Ao assistir à mesa redonda sobre gêneros textuais, tive oportunidade de ouvir outras vozes, já que participaram além do meu orientador professor Clóvis, professoras de outros campi”.

O coordenador Clóvis informou que já está sendo organizada a Semana de Letras do Campus Realeza, a qual ocorrerá nos segundo semestre. As professoras Ana Carolina Teixeira Pinto e Sabrina Casagrande são as coordenadoras e estão se empenhando em promover um evento que atenda todas as áreas envolvidas, ou seja, linguística e literatura em língua portuguesa e espanhola.

Espera-se que o evento tenha uma abrangência além da comunidade acadêmica, envolvendo o público externo, possibilitando aos participantes atualizar conhecimentos, interagir em debates e enriquecer sua formação.

Um comentário:

  1. Marina,

    Parabéns pela participação no evento e, principalmente, pelo envolvimento com as atividades acadêmicas, ao integrar a equipe Comunica e noticiar tão rapidamente eventos impotantes como esse.

    Coordenadora do Comunica Laranjeiras do Sul-PR

    ResponderExcluir