quarta-feira, 25 de maio de 2011

Notebooks são disponibilizados aos acadêmicos

Acadêmicos agora contam com notebooks emprestados pela
Universidade para auxiliarem nas atividades estudantis

Por Charline Barbosa (Ciências/Realeza)

Com o intuito de auxiliar as atividades estudantis dos alunos da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul –, a partir do primeiro semestre de 2011 está sendo disponibilizado o uso de notebooks institucionais. Para a compreensão das normas de empréstimo destes notebooks, o COMUNICA entrevistou a bibliotecária Simone Padilha.

O empréstimo será feito apenas para alunos que possuem vínculo com a Universidade, podendo ser utilizados nos finais de semana e feriados ou dentro do campus em horário de funcionamento para necessidades pontuais, podendo, também, ser levados para casa durante 24 horas. Apenas um notebook por vez poderá ser emprestado ao usuário. A Universidade conta com 4 máquinas.

Só será realizado o empréstimo mediante a apresentação do número de identificação da biblioteca e de documento oficial com foto do usuário. Para ser efetuado, o aluno deverá fazer a leitura da documentação de aceitação das normas de empréstimo do notebook, seguido da assinatura para documentar a retirada do equipamento da biblioteca. Ao assinar o documento, o aluno estará ciente das normas obrigatórias a serem seguidas e estará sujeito a penalidades caso ocorram incidentes.

O usuário não poderá emprestar este equipamento a outras pessoas, independente de este ser estudante da UFFS. As configurações dos notebooks não devem ser alteradas e os lacres não podem ser removidos. É importante ressaltar que, em caso de alterações do equipamento após o uso, será aberto processo de sindicância que definirá as penalidades a serem aplicadas ao usuário, sendo de suma importância a necessidade de o aluno verificar as condições antes do uso para evitar possíveis complicações. Caso detectado mau funcionamento, deverá ser comunicado ao responsável pelo empréstimo do equipamento.

O período para realização dos empréstimos dos notebooks que serão usados dentro do campus se dará ao início de cada turno, nos seguintes horários: manhã, às 8h; tarde, às 13h; noite, às 18h). Será disponibilizado 1/3 do número total de notebooks da biblioteca. O empréstimo dos notebooks que serão levados para casa será feito às sextas-feiras ou vésperas de feriados, enquanto a devolução do mesmo deverá ser realizada até às 22 horas da segunda-feira ou no primeiro dia útil após o termino do feriado. 

A fiscalização é feita através do sistema de gerenciamento de bibliotecas, o Pergamum, que controla a data de empréstimo dos notebooks, data de devolução e bloqueamento do acesso ao serviço de empréstimo de notebooks, caso ocorram infrações.

Os alunos que desejarem fazer a reserva do equipamento podem entrar em contato com a equipe da biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário