quarta-feira, 4 de maio de 2011

A integração entre universidade e comunidade

Acadêmicos realizam atividade na creche municipal Pingo de Gente

                                                                                                                                      Dioni Angelin
  Diretora e professores da creche e alunos da UFFS
 juntamente com as crianças na atividade
 desenvolvida no último dia 18

A promoção de parcerias entre a UFFS e entidades da comunidade de Realeza continua neste ano de 2011. A intenção destas parcerias é promover a interação entre a universidade e a comunidade através de trabalhos voluntários realizados pelos acadêmicos. Pretende-se, assim, auxiliar essas entidades através da realização de atividades envolvendo seus membros e os alunos da UFFS

Para a comemoração da Páscoa, uma atividade recreativa foi organizada pelos acadêmicos e realizada na creche municipal Pingo de Gente. Para tanto, houve uma arrecadação de dinheiro entre os estudantes, dinheiro este usado para comprar doces e confeccionar as cestas a serem entregues aos alunos da Creche, que hoje atende 102 crianças do município de Realeza, que estão matriculadas entre berçário 1, berçário 2, maternal e jardim.

Essa parceria com a creche Pingo de Gente teve início quando sua diretora entrou em contato com a assistência social da universidade, solicitando ajuda para o trabalho com as crianças em algumas atividades. A assistente social da UFFS, Aline Juliana Scher, logo entrou em contato com os alunos, que se prontificaram a desenvolver uma atividade de Páscoa na creche.

A atividade foi realizada na tarde do último dia 18 de abril. Na oportunidade foram feitas várias brincadeiras com as crianças, de acordo com a faixa etária de cada turma. Realizaram-se atividades de canto e dança com temas relacionados à Páscoa, além da distribuição de balas e balões. Alessandra Mara de Lima, acadêmica do curso de Ciências, participou das atividades e conta que “foi muito interessante e divertido participar dessa interação com as crianças, pois, é muito gratificante ver o sorriso no rosto das crianças, o que prova que elas gostaram muito da surpresa".

A diretora do Centro de Educação Infantil Pingo de Gente, Lucimar Johansson, disse ao  Comunica que essa parceria é de grande valia para a entidade, pois essa interação é importante aos alunos da creche, e os jovens acadêmicos têm muito a oferecer a eles. Ela salienta também que a creche procura sempre inovações para dinamizar as brincadeiras e incentivar as crianças, porém há necessidade de um apoio de outras entidades, já que são muitas crianças e as professoras não têm condições de realizar muitas atividades todos os dias. “Já que há esse movimento voluntário por parte dos alunos da UFFS, pode-se obter um bom proveito dessa ação", destaca Lucimar.

A diretora Lucimar comenta ainda que, com essa parceria, as crianças da creche terão contato com pessoas diferentes, o que irá deixá-las mais alegres e entusiasmadas. Ela enfatiza: “essa parceria traz grandes expectativas pelo fato de demonstrar coisas novas aos alunos da creche, isso faz com que eles sejam mais valorizados e possam expandir seus conhecimentos’’. De acordo com ela, as portas da entidade estarão sempre abertas para qualquer atividade interativa que a universidade possa desenvolver e que envolva os alunos da creche.
Essa parceria que a universidade está realizando com outras entidades, através dos acadêmicos, está apenas em sua fase inicial. Há muitas expectativas de que sejam realizadas outras atividades em outras instituições, com bons resultados, como essa desenvolvida na creche Pingo de Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário