terça-feira, 3 de maio de 2011

Apresentação da tese de Anderson Mossi

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental /Erechim)

Na última sexta-feira, dia 29 de abril, foi realizada a apresentação da Tese Modelagem da Radiação Térmica em Chamas Laminares da Combustão de Metano em Ar, que foi desenvolvida pelo ex-professor da UFFS, Anderson Chaves Mossi, falecido a menos de um mês. A apresentação, realizada no Auditório da Cúpula Central da Escola de Engenharia (Campus Central da UFRGS), teve início às 14horas, com o pronunciamento do professor orientador Dr. Francis Henrique Ramos França. A banca contou com a presença de membros do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS e de um professor da PUC-RJ.

O professor Dr. Anderson A. Genro Alves Ribeiro da UFFS/Erechim esteve presente na “defesa” e relatou que no início da apresentação o professor Francis justificou a forma de apresentação da tese. Logo em seguida, apresentou o estudo dos fenômeno dos transportes, explicando que o ponto central da tese foi descrever a radiação térmica em processos de combustão. Após isso, o orientador falou sobre as limitações atuais na área e a necessidade de se continuar com estudos para o melhor entendimento do fenômeno para, assim, trabalhar no seu aperfeiçoamento.

Após uma essa introdução, o professor Francis mostrou a ideia do trabalho elaborado pelo professor Anderson Mossi: a modelagem da radiação térmica em um processo de combustão em cavidade cilíndrica por integração espacial e por número de onda, para obter a radiação total emitida no processo de combustão. Segundo Anderson Ribeiro, “o orientador mostrou especificamente as contribuições do professor Mossi, como as técnicas desenvolvidas e os trabalhos realizados”.

Depois da apresentação da tese, foi feito um breve resumo da obra de Mossi, a sua formação e os seus trabalhos realizados. A banca fez um breve pronunciamento e destacou que o trabalho continuará a ser analisado para posterior aprovação e publicação. O professor Francis agradeceu a presença de todos, entre colegas, amigos e familiares. A sessão foi encerrada às 15h45min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário