quinta-feira, 19 de maio de 2011

I Semana da Cultura Italiana da UFFS Campus Erechim

Darline Balen (Engenharia Ambiental/ Erechim)

Nesta semana, entre os dias 17 e 20 de maio de 2011, está acontecendo, na UFFS-Campus Erechim, a I Semana da Cultura Italiana em parceria com a Associação Italiana Padovani Nel Mondo di Erechim e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). No dia 20 de maio, amanhã, comemora-se 136 anos da imigração Italiana no Rio Grande do Sul, que este ano está oficializado como o ano da Itália no Brasil. Por esses motivos, esta semana está sendo dedicada à cultura italiana.

Durante esses três dias do evento estão expostos, no saguão da Universidade, 66 fotos sobre a cultura italiana. Estas fotos foram selecionadas na Maratona Fotográfica da Cultura Italiana realizada no ano passado pela Associação Italiana Padovani Nel Mondo di Erechim que tem como presidente a estudante do curso de Engenharia Ambiental, Bruna Gorete Mazzonetto. A exposição começou dia 17 às 19h e se encerrará amanhã, dia 20 de maio às 20 h. 
Exposição de fotos no saguão da UFFS

No dia 18 de maio houve a apresentação do filme Naneto Pipeta na sala 03 da UFFS às 17 horas. O filme, que é baseado numa história real e contado no dialeto vêneto, aborda a história de um jovem imigrante italiano que veio ilegalmente para o Brasil em busca melhores condições de vida.

Hoje, 19 de maio, às 19h ocorrerá uma Apresentação Musical. Logo em seguida, às 19h15min será dada a Posse da Presidência do Círculo Trentino, e às 19h30min haverá uma palestra: “Migração Trentina durante a 2ª Guerra Mundial através dos arquivos autobiográficos” ministrada por Francesca Rimuaro. Estas atividades serão realizadas no Auditório principal da UFFS.

“Este evento, dentro da UFFS, traz à comunidade acadêmica um pouco da cultura italiana que é forte na região. As atividades da programação também estreitam laços entre a universidade e a comunidade. A partir desta iniciativa espera-se que outras etnias também promovam eventos na UFFS, valorizando, desta forma, a cultura da região e também trazendo conhecimentos aos acadêmicos.” (Bruna Gorete Mazzonetto, presidente da Associação Italiana Padovani Nel Mondo di Erechim e acadêmica do curso de Engenharia Ambiental).

As atividades estão abertas para todos os públicos e têm como objetivo incentivar a cultura e retratar um pouco da história de muitos de nossos imigrantes italianos. Sabe-se que a comunidade erechinense é basicamente formada por descendentes italianos e esta é uma ótima iniciativa de manter viva a cultura de nossos antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário