quarta-feira, 11 de maio de 2011

Curso de Capacitação são oferecidos aos Servidores Técnico-Administrativos da UFFS

Por Charline Barbosa (Ciências/Realeza)

A UFFS, Universidade Federal da Fronteira Sul, desde o início do ano letivo conta com cursos de capacitação aos seus Servidores Técnico-Administrativos. Esses cursos fazem parte de um programa de formação que é composto por um conjunto de propostas de cursos.

Esse processo de formação está organizado em três módulos: MÓDULO I - Iniciação ao Serviço Público; MÓDULO II - Gestão Pública; MÓDULO III - Relação entre Ambientes Organizacionais. Há, também, uma linha de formação geral, composta por dois cursos de língua estrangeira (Língua Espanhola e Língua Inglesa).

Além de os Técnicos que participam dos cursos ganharem ao final um diploma, “o principal ponto destes cursos é incentivar a participação dos técnicos nesse processo formativo, pois conforme eles avançam, eles passam a ter uma ampla visão das necessidades da Universidade”, afirma o Coordenador Administrativo do campus Realeza, Jaci Poli.

Os cursos do Módulo I são aqui apresentados:
Ética no Serviço Público (30h): Curso ministrado pelo Prof. Ms. Emerson Martins. Nesta capacitação, 12 técnicos participam. Os conteúdos se baseiam em reflexões de atitudes éticas no serviço público, nas quais os alunos estão envolvidos diretamente. O professor, juntamente com os alunos, busca maneiras para melhorar seus ambientes de trabalho, realizando atividades que envolvem atitudes éticas. Aborda, também, conteúdos dentro de um contexto didático-pedagógico para ajudá-los a compreender e saber trabalhar com a realidade atual, ou seja, a formação de pessoas. Valoriza, assim, o trabalho dos profissionais que ajudam a construir a Universidade. Os conteúdos abrangem as éticas clássicas, as posturas éticas e a ética contemporânea.

História da Fronteira Sul (30h): Curso ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Myskiw. Nesta capacitação, 9 alunos participam, entre professores e técnicos. Os conteúdos trabalhados são: a história da Região Sul do Brasil, povos indígenas da Fronteira Sul (os povos guaranis, por exemplo), as questões fronteiriças, o processo de povoamento, despovoamento e colonização, a importância do tropeirismo, da madeira e da erva-mate. As aulas se dão através de apostilas, sendo utilizados, também, utensílios para melhor compreensão, como vídeos e relatos.

Redação Oficial: (60h): Curso ministrado pelo Prof. Ms. Clóvis Butzge. Nesse curso, são trabalhadas as características dos gêneros textuais usados no dia a dia do profissional, além da confecção de textos e a apresentação de normas gramaticais.

Língua Espanhola (60h): Curso ministrado pelo Prof. Ms. Marcos Silva. Nesta capacitação, 20 alunos estão participando, entre professores e técnicos. O Porf. está vendo essa situação como “uma oportunidade de agregar o corpo docente com o corpo técnico”. O Prof. Marcos compara as dificuldades que os alunos estão tendo da mesma forma que as dificuldades enfrentadas pelos alunos de Licenciatura em Letras ao começo do curso. Isso acontece pelo fato de estarem conhecendo uma língua que, mesmo sendo um pouco similar à nossa, causa estranhamento. Mesmo assim, conta que estão se dedicando ao curso.

Língua Inglesa (60h): Curso ministrado pela Profa. Ms. Luciana Iost Vinhas. A professora afirma que, quando uma pessoa sabe a língua inglesa, o seu acesso ao conhecimento fica mais amplo, visto que muitos textos científicos só são publicados em inglês. Sendo assim, é muito importante conhecer essa língua para que se tenha contato com uma maior quantidade de textos, além de possibilitar a interação com falantes dessa língua. Esse curso de capacitação vem, então, para facilitar esse contato e aprimorar os conhecimentos dos técnicos. Ela ainda diz que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos alunos, “a turma é muito curiosa. Procuro deixá-los à vontade para a realização de questionamentos”, e complementa: “O ensino de uma língua estrangeira é sempre um desafio. Maior ainda ele se torna quando os estudantes são adultos. Contudo, a motivação do grupo facilita o processo de ensino-aprendizagem, o que torna o trabalho mais gratificante”. Apenas técnicos frequentam as aulas.

A ementa a ser seguida foi criada por professores da UFFS. A apostila foi desenvolvida para ser aplicada exclusivamente a esses cursos de capacitação dos técnicos.

A forma de ganhar o diploma da conclusão do curso será efetuada através de uma avaliação. O aluno que tiver nota 6,0 ou acima da média estabelecida estará aprovado e ganhará o diploma, além de ter 75% de frequência obrigatória com 25% de faltas justificadas através de atestado médico. A emissão dos certificados ocorrerá na medida em que o servidor tiver cursado carga horária igual ou superior a 90 ou 120 horas de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário