terça-feira, 17 de maio de 2011

A Biblioteca da UFFS e os acervos digitais




Por Jéssica Amroginski e Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/ Erechim)


A biblioteca do Campus de Erechim conta com 5.500 exemplares disponíveis, e os assuntos são diversificados, atendendo às necessidades básicas dos cursos de graduação. Atualmente realiza em torno de 1200 empréstimos por mês.
           
De acordo com o coordenador da BU, Cristiano Silva de Carvalho, os livros são adquiridos de acordo com o PCC – Plano Político Pedagógico – de cada curso, e inicialmente é solicitada a bibliografia básica exigida para as atividades letivas. Entretanto, há um contratempo:  em algumas situações, o contrato com as editoras é de um ano para entrega após a assinatura e para a biblioteca isso se torna um problema, pois alguns livros chegam após o semestre em que são necessários  - um caso desse tipo aconteceu com os livros na área de Química. Esses problemas pontuais são frutos da realidade de uma nova Universidade, e obviamente a biblioteca insere-se nesse contexto, com os seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Além disso, ainda não se encontra disponível no site da Universidade um link para acessar o conteúdo da biblioteca, o que é algo de extrema importância hoje em dia, sabendo-se que o acesso virtual facilitará tanto o trabalho de alunos quanto o de professores, agilizando os processos de retirada e devolução de livros.

Por não possuir acesso à uma ‘biblioteca virtual’, a gestão responsável pela repartição, “[...] teve como sua primeira iniciativa a criação de um perfil Facebook com o objetivo de gerar uma maior interação com seus alunos, professores, funcionários e parceiros. Além de ser utilizado como uma ferramenta de divulgação de eventos, concursos, editais, promoções e exposições realizadas pela UFFS […].”
           
Os responsáveis pela BU ressaltam ainda outro recurso criado para divulgar os acontecimentos importantes da biblioteca, um perfil no Twitter, que “é uma excelente ferramenta de divulgação das atualizações e também de notícias e artigos interessantes, assim como exposições e eventos”.

Mesmo com algumas dificuldades, a biblioteca está conseguindo propiciar aos estudantes um excelente atendimento, e com a criação dos sites de relacionamento, o trabalho ficará cada vez melhor. Abaixo, seguem os links das ferramentas virtuais da biblioteca da UFFS Campus Erechim e de sites para consulta de trabalhos acadêmicos (basta clicar e acessar): Facebook, TwitterPortal de periódicos da CAPES e Scielo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário