quinta-feira, 12 de maio de 2011

Equipe Comunica e Comunica na Escola participam de primeiro curso de capacitação em Laranjeiras do Sul

Por Silvana de C. Castilho (Engenharia De Alimentos/Laranjeiras do Sul)

Professor Bruno F. de Oliveira ministra curso para equipe Comunica e Comunica na Escola

Os integrantes do Comunica e do projeto-piloto Comunica na Escola, desenvolvido em Laranjeiras do Sul, participaram de um curso de capacitação, intitulado “Uso de TI na Educação: Blog”. O curso foi ministrado pelo professor Bruno Fernandes de Oliveira e trouxe não só um aprimoramento das práticas do projeto, mas uma grande bagagem de conhecimento inédito aos “comunicantes”.

No curso, os integrantes do Comunica, incluindo os professores do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho que orientarão os Comunicantes de lá, puderam obter informações básicas sobre as várias ferramentas para formatação de textos e de postagens, sobre configuração e organização de elementos de página, sobre os recursos de multimídia usados nas postagens, sobre como adicionar e usar os gadgets, etc.

Numa época em que o tráfego de informações na internet é enorme e se apresenta cada vez mais acessível ao leitor, a importância de saber o que informar e como informar é, além de uma necessidade ética, um dever de todos que se propõem a comunicar.

Durante o curso, o professor Bruno falou da necessidade de se tomar alguns cuidados básicos com as informações repassadas, para que estas sejam melhor aproveitadas pelos leitores. Uma das recomendações do professor foi a de evitar postar textos muito longos, que podem tornar a leitura cansativa e dificultar que leitores que dispõe de pouco tempo se proponham a ler. Segundo o professor, escrever com regularidade, mas evitar fazer muitas postagens de uma só vez, para propiciar um maior aproveitamento da notícia é a melhor opção.

Os objetivos do curso foram alcançados com sucesso, trazendo aos participantes conhecimentos e técnicas de como usar essa tecnologia para melhorar o trabalho do Comunica, como um meio de comunicação dinâmico e interativo, comprometido com a informação e sua e com acesso ao leitor.


Um comentário:

  1. O professor Bruno está de parabéns, porque o curso foi muito bom para a equipe Comunica.

    Laranjeiras do Sul.

    ResponderExcluir