quarta-feira, 4 de maio de 2011

“Juventude organizada, sociedade transformada”

Acadêmicos da UFFS/Realeza participam de acampamento
sobre permanência dos jovens no campo

Por Will Cândido (Ciências/Realeza)

Foi realizado na cidade de Concórdia/SC o III Acampamento da Juventude da Agricultura Familiar, nos dias 27 e 28 de Abril e, no dia 29, o Encontro da Agricultura Familiar. Acadêmicos do campus Realeza participaram do evento que foi ministrado pela Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) e pela CUT (Central Única de Trabalhadores).

Nas palestras, foi discutida a questão da permanência da juventude no campo, que estava sendo apoiada por todos os jovens ali presentes. Os pontos mais importantes das palestras foram os métodos para que ocorresse essa permanência, a criação de lazer para os jovens, bem como a construção de escolas, universidades e hospitais na zona rural.

Elisa Guaraná, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), disse que as condições no campo estão melhorando: “até pouco tempo atrás, os jovens rurais mal tinham chances de ingressar no Ensino Médio, quem dirá em uma Universidade. Hoje em dia, isso mudou e estão aparecendo Universidades públicas, visando mais oportunidades para a comunidade rural.”

O vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Prof. Antônio Andreolli, afirmou que uma dessas universidades é a UFFS. Ela se instalou na região da fronteira sul visando à entrada de acadêmicos oriundos da zona rural. “Na minha época, não havia Universidades Federais. A UFFS é uma universidade com características populares, pois surgiu da luta dos movimentos sociais.”

                                                                          Rayanne Ribeiro (Nutrição/UFFS)
 Antônio Andreolli, durante a palestra


Em conversa com o Comunica, a acadêmica do Curso de Nutrição, Rayanne Ribeiro, nos conta um pouco sobre o que percebeu do acampamento: “do meu ponto de vista, durante o acampamento, através das palestras e das atividades lá realizadas, pude perceber como os jovens agricultores são bem organizados. A luta que eles têm para poder garantir seus direitos e conseguir permanecer no campo devia servir como incentivo e exemplo aos jovens urbanos.”

                                                          Danieli Zanelatto (Medicina Veterinária/UFFS)
 Passeata dos jovens agricultores até o centro de Concórdia

No Encontro da Agricultura Familiar, no dia 29, o evento contou com um público de mais de sete mil pessoas, vindas dos três estados do Sul. Contou ainda com a participação de muitas autoridades, dentre elas a Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, e a Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo.

                                                                                            Por Will Cândido
 Encontro da Agricultura Familiar


Nenhum comentário:

Postar um comentário